10 plantas que ficam bem em uma mesa de centro
Confira esta seleção de 10 plantas pequenas ideais para mesa de centro – ótimas para dar um toque natural ao ambiente interno!
Um dos grandes pivôs da decoração de salas é, sem dúvida, a mesa de centro. Mas não adianta ter uma bela mesa completamente vazia: os objetos que a acompanham são curingas para completar décor.
Plantas, por sua vez, são ótimas para dar um toque natural ao ambiente interno. As mais baixas são ideais para essas mesas, ficam bonitas sem comprometer a visão do ambiente. Esta lista, originalmente do Contemporist, reúne 10 ideias de plantas pequenas que ajudam a tornar o living perfeito:
1. Cactos
Estas plantas pequeninas são resistentes e não precisam de muita água. Alguns cactos são ainda mais especiais porque florescem – adicionando mais um toque de cor ao decór. A variedade de tipos de espécies é grande, então é fácil encontrar um que combina melhor com seu estilo pessoal.
2. Aloe vera
A Aloe vera é comum em climas tropicais, porém se desenvolve super bem em quase todo tipo de clima, ou seja, é ideal para residências. Uma graça, a planta é conhecida por suas características medicinais: você pode cortar a ponta de uma de suas folhas e usar para acalmar queimaduras leves e irritações na pele.
3. Planta-jade (ou Árvore da Amizade) – Crassula ovata
A planta-jade é nativa de regiões áridas africanas, mas é, também, uma planta caseira muito comum ao redor do mundo. Dela nascem pequenas flores rosadas ou brancas, desde que ela tenha calor, luz e fertilizante suficiente. A planta consegue se adaptar a vários ambientes – só tome cuidado para não afogá-la, já que ela não gosta muito de água!
4. Suculentas
Pequenas e carnudas, elas retém líquidos naturalmente; por isso, requerem pouca manutenção e rega. Podem sobreviver com pouca ou muita luz. As mais verdes são mais recomendadas para o ambiente interno, enquanto as coloridas combinam com o externo. Há uma variedade de suculentas para se escolher e elas ficam lindas combinadas com cactos, em terrários.
5. Peperonômias – Peperonomia obtusifolia
A Peperomia obtusifolia emite grandes quantidades de oxigênio e mata esporos de bactérias e mofos que pousam em suas folhas – ajudando na limpeza do ar! Ela prefere luz perene e poucas regas.
6. Plantas de ar – Tillandsia
Elas crescem devagar, mas não precisam de solo e sobrevivem com níveis mínimos de água. As plantas de ar (Tillandsia) florescem apenas uma vez e começam a morrer assim que os brotos são produzidos, com as maiores absorvendo todos os seus nutrientes. Essas plantas usam partículas transportadas pelo ar para conseguir seus nutrientes, mantendo-se vivas e limpando o ar.
7. Rosário – Senecio rowleyanus
Conhecida popularmente como Rosário, a Senecio rowleyanus é uma espécie curiosa de suculenta com folhas gorduchas que lembram um colar de pérolas. Elas crescem rápido se estiverem bem iluminadas (com luz solar direta, ocasionalmente) e o solo completamente seco entre regas. Rosários podem florescer durante a primavera – suas flores são raras, brancas e com um aroma parecido ao da canela. Mas cuidado! Ela é tóxica para animais e crianças.
8. Sedum makinoi
Nativa do Japão, a sedum é uma planta rasteira que requer pouquíssimos cuidados. Parte da família de suculentas, ela tem folhas grossas e levemente brilhantes em formato de roseta. Mantenha-a próxima ao sol para que ela dure várias estações.
9. Avenca – Adiantum capillus-veneris
A Adiantum capillus-veneris é uma espécie de samambaia de folhas pequenas, perfeitas para ambientes internos bem iluminados (mas não com luz solar direta, que pode queimar as folhas). Ela foi usada na medicina tradicional por séculos para tratar problemas respiratórios e circulatórios. Cheias de sede, elas precisam de solo frequentemente úmido.
10. Clorofito – Chlorophytum comosum
Originalmente de ambientes tropicais da África e parte da Ásia, o clorofito é fácil de cuidar. Também conhecida como paulistinha e em inglês como planta aranha, ela está na lista da NASA de 19 plantas que purificam o ar. De acordo com a ASPCA (Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade aos Animais), ela também é listada como não-tóxica para gatos e outros pets.