10 casas de praia para sonhar
Estes projetos de casas de praia foram pensados com uma missão: acolher os moradores à beira-mar
Com a chegada de dias mais quentes e ensolarados, o desejo de muitos é fugir para uma casa a poucos metros do mar. Sombra, água fresca e toda o clima praiano são só alguns dos atributos destas casas de praia dos sonhos, que são o pedido certo para quem busca um refúgio acolhedor no litoral.
Confira a nossa seleção:
1. Vista para o mar
Madeira de demolição, bambu, linho e algodão sintonizaram este refúgio em Florianópolis com o imaginário de seus donos, que desejavam espaços relaxantes para curtir a natureza. Vencedor do VII Prêmio CASA CLAUDIA, o projeto de interiores de Juliana Pippi, conduzido na casa assinada pelo escritório Ruschel Arquitetura e Urbanismo, privilegiou móveis de designers brasileiros como Zanini de Zanine, Jader Almeida e Claudia Moreira Salles. Veja mais fotos e informações do projeto aqui.
2. Colônia de férias
Os donos desta casa em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, desejavam criar um espaço perfeito para curtir as férias em família. O espaço escolhido foi esta residência de 400 metros quadrados que ocupa um terreno de 2.000 metros quadrados. Executado pelo escritório RBP Arquitetura e Interiores, o projeto arquitetônico segue um estilo colonial moderno, com bastante volume de telhados, ambientes amplos, pé-direto duplo, e incidência de luz natural. Confira todos os detalhes aqui.
3. Refúgio natural
Esta casa de praia de 900 metros quadrados é o refúgio de uma família. Na hora de construir o espaço, os moradores convidaram a arquiteta Vanessa Féres para deixar a casa ainda mais intimista e aconchegante para todos.Para dar leveza ao projeto de três pavimentos, Vanessa optou por materiais naturais, como madeira, vidro e concreto. Trazer a natureza praiana para dentro de todos os ambientes foi o principal desejo da família. Faça uma visita guiada pelo projeto clicando aqui.
4. Hospitalidade e elegância
Um casal de jovens empresários de Curitiba convidou a arquiteta Samara Barbosa para realizar a reforma de sua casa de praia em Florianópolis. Localizada na orla de Jurerê Internacional, a casa de 700 metros quadrados é um verdadeiro refúgio para os curitibanos, que usufruem o espaço sempre que possível. A decoração destaca as texturas e cores de materiais naturais, como o forro em bambu, o tapete de sisal e a palha presente no mobiliário da Artefacto, que evocam o astral praiano. Já a paleta de cores neutras ajuda a deixar o ambiente com uma pegada moderna e clean. Confira mais fotos e informações.
5. Conforto e organização
Nas memórias do proprietário desta casa, as férias na praia estão entre as melhores lembranças da infância. “A casa de veraneio de quando eu era criança representa muito para mim. Queria encontrar um lugar que signifcasse o mesmo para os meus três filhos”, conta o empresário. Foi na charmosa Juqueí, no litoral norte paulista, que ele e a mulher realizaram o sonho: compraram uma casa pronta e convidaram a arquiteta Carolina Rocco a fazer algumas alterações na planta e criar a decoração. Todos os detalhes do projeto estão aqui.
6. Toque urbano
A pequena vila costeira de José Ignácio, na costa sudeste do Uruguai, tornou-se um destino badalado entre milionários que procuram um refúgio de estética rústico-chique. A designer de interiores Fiorella Galli e seu marido decidiram ter ali uma segunda residência que funciona como um retiro para fugir da capital Montevidéu. A casa de 250 metros quadrados fica em um bairro reservado, com muitas árvores ao redor. “Embora estejamos próximos ao mar, sentimos como se estivéssemos no meio da floresta. Então eu misturei o estilo costeiro com o de campo adicionando alguns toques urbanos”, disse Fiorella. Confira todos os detalhes do projeto.
7. Refúgio cosmopolita em Trancoso
Quem nunca visitou um cenário paradisíaco e imaginou fincar o pé por lá? Na maioria das vezes, o desejo logo passa, porém Simone Araújo levou o impulso a sério. Verdade que tudo conspirou para encantá-la – a paulista desembarcou na Bahia no Réveillon de 2007 e deparou com a beleza do Quadrado, nome dado ao centro de Trancoso, em plena noite de lua cheia. “Vi a igrejinha, o casario colorido e me apaixonei. Na hora, pensei em vir para cá depois da aposentadoria. Mas, ao voltar para São Paulo, eu me perguntei: ‘Por que esperar?’ Melhor aproveitar esta maravilha a partir de agora.” E assim foi. Veja mais fotos e informações aqui.
8. Vocação para o sossego
Aqui a vida é uma paz imensa, o mar, azul-esmeralda, e a vista, tão espetacular que até os superlativos parece acanhados para descrever a magnífica paisagem da Praia do Espelho. Eis a razão de o antigo chalé, depois de remoçado, ter mantido o espírito despojado original. “Simples mas delicioso”, diz Gil Ribeiro, diretor-presidente da produtora Conspiração e feliz proprietário do charmoso refúgio de 100 metros quadrados. “O tamanho está perfeito, pois passamos os dias e noites na praia.” Habitué do lugar há décadas, ele arrematou a construção anos atrás e convocou o arquiteto Randolfo Calenda para tocar a reforma. Já o décor deixou a cargo do arquiteto Claudio Nomerowska. Todos os detalhes você encontra aqui.
9. Sustentabilidade em foco
Thomaz Crocco cresceu vendo a mãe, a designer gaúcha Heloisa Crocco, dar novos usos ao que muita gente descartaria no lixo. Influenciado por essa prática, ele se encantou com a possibilidade de conceber sua casa na Praia da Silveira, em Santa Catarina, reaproveitando o material de uma morada centenária de imigrantes alemães. “Descobri que existia esse comércio ao frequentar o Gaia Village, sede de um projeto privado, na Praia de Garopaba, com foco em sustentabilidade”, conta ele. Abandonado, o imóvel de peroba foi desmontado e transportado para o terreno na montanha, adquirido com o irmão, Vico.
10. Casa com jeito de varanda
Enquanto a fotógrafa Suzette Freeman morava com a família na Europa, a Praia do Forte, a apenas 90 km de Salvador, sempre foi o destino de férias. Há 10 anos, a casa de veraneio virou morada, mas a ideia de usá-la em clima de relax absoluto permaneceu. Um varandão e o jardim chamam a aproveitar a vida do lado de fora. Mesmo internamente, a natureza é o principal enfeite e se exibe em portas, janelas e treliças. A decoração não tem frescura e a arquitetura, assinada por Alberto Bolzico, mistura o sotaque de Bali a elementos bem brasileiros, como o forro de madeira do tipo saia e blusa, na sala. “Pintamos o teto num tom claro para trazer leveza”, diz Suzette.