PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Tire seu diploma em 2 dias!

É possível receber seu certificado de ensino fundamental ou médio sem desembolsar um centavo ou ter de se matricular em uma escola

Por Redação M de Mulher
Atualizado em 15 jan 2020, 11h59 - Publicado em 11 nov 2013, 21h00
por Daniele Maia (/)
Continua após publicidade

Tire seu diploma em 2 dias!

Garanta chances maiores de conseguir um 
emprego ou até um salário mais alto!
Foto: Dreamstime

Se você não está matriculada no ensino fundamental ou médio e quer garantir o diploma sem voltar a freqüentar os bancos escolares, a sua melhor opção é o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

Continua após a publicidade

Nunca ouviu falar? São provas realizadas anualmente (desde 2002), no país inteiro, em dois dias, para avaliar competências de jovens e adultos que não tiveram oportunidade de se formar. 

Basta se inscrever e fazer o teste. Se alcançar a nota mínima exigida – 100, de um máximo de 180 – você recebe o certificado.

As inscrições são gratuitas. Você pode fazer a sua no site do Encceja (https://encceja.inep.gov.br), no do Ministério da Educação (www.mec.gov.br) ou ainda em uma das agências dos Correios.

Quer fazer a prova onde?

Mas atenção: as secretarias de educação municipais e estaduais não são obrigadas a oferecer o exame. Por isso, você precisa, primeiro, verificar no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (www.inep.gov.br) a lista com os 649 minicípios que aderiram ao Encceja, pois terá de especificar uma secretaria para realizar sua inscrição.

Continua após a publicidade

Direto para a universidade

Tem um mundaréu de gente de olho no certificado. A expectativa dos organizadores é de que 840 mil pessoas participem este ano. 

Pudera: ele garante chances maiores de conseguir um emprego ou até um salário mais alto! Sem falar no tão sonhado ingresso na faculdade. “Há pessoas que tiraram diploma com provas do Encceja e já tiveram acesso à universidade”, conta Heliton Ribeiro Tavares, diretor de Avaliação da Educação Básica do Inep.

Para poder participar

Você só precisar estar com mais de 15 anos de idade e não ter completado o ensino fundamental ou estar acima dos 18 anos e não ter concluído o nível médio. Comece a estudar desde já.

Continua após a publicidade

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.