CLIQUE E RECEBA EM CASA A PARTIR R$ 14,90/MÊS

Tire de letra a entrevista

Como sair-se bem na conversa que pode lhe garantir a vaga no emprego dos seus sonhos

Por Redação M de Mulher Atualizado em 21 jan 2020, 12h18 - Publicado em 28 out 2008, 21h00
Entrevista de emprego

Faça uma auto-análise e pense nas
respostas que vão deixá-la menos tensa
Foto: Dreamstime

Seu currículo pode estar redondinho, mas dificilmente você conseguirá um emprego sem passar pela entrevista ao vivo e em cores. Então, melhor estar preparada! 

Pedimos à psicóloga Janete Teixeira Dias*, de São Paulo, que elegesse as perguntas mais comuns nos bate-papos pré-contratação. 

De quebra, ela revela quais as melhores respostas. “É importante falar já se imaginando contratada. Isso ajuda o selecionador a também imaginá-la nessa situação”, ensina a especialista. Tome nota:

Toma-lá-dá-cá
Respostas sinceras são imprescindíveis, mas sempre é bom estar preparada para as perguntas. Vai que a timidez ou a ansiedade atrapalhem seu desempenho, não é?

Continua após a publicidade

“Fale-me um pouco mais sobre quem você é.”
Vá direto ao ponto e aborde sua qualificação e experiência profissionais relativas à vaga. Seja sincera e não invente nada. Forneça informações pessoais que ajudem o entrevistador a formar uma imagem favorável a seu respeito, sobretudo em relação à estabilidade emocional. O que se quer, na verdade, é verificar qual é a percepção que você tem de si mesma e as suas competências.

“Que experiência você possui sobre esse tipo de trabalho?”
Relate sua trajetória, ressaltando resultados conquistados. Enfatize onde aplicou as habilidades pedidas para o cargo – mesmo que em trabalhos não remunerados. É importante demonstrar segurança e confiança em suas competências, já que o entrevistador quer descobrir se você vai dar conta do recado.

“Por que você deseja trabalhar em nossa empresa?”
Demonstre entusiasmo e diga que simpatiza com as atividades realizadas junto à comunidade – obviamente, você deve se informar previamente sobre a área de atuação da empresa.

“Você prefere trabalhar em equipe ou sozinha?”
Lembre-se: as empresas valorizam quem gosta e sabe trabalhar em equipe. Não hesite em dizer que prefere compartilhar suas idéias e atividades com alguém.

*Janete Dias coordena a área de gestão de carreiras da Faculdade de Informática e Administração Paulista (Fiap) e da Faculdade Módulo, é professora e consultora organizacional.

Continua após a publicidade
Publicidade