Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Última Semana: Revista em casa por 9,90

Mulheres ultrapassam homens na criação de negócios no Brasil

Relatório aponta que elas enfrentam mais obstáculos para prosperar

Por Camila Bahia Braga Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 9 ago 2017, 16h38 - Publicado em 8 ago 2017, 20h06
 (Morsa Images/Getty Images)
Continua após publicidade

As mulheres lideram na criação de empresas no Brasil segundo o Global Entrepreneurship Monitor 2016, pesquisa desenvolvida pelo Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae) e o Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP). Elas respondem por 51,5% das empresas inauguradas nos últimos três anos e meio ante 48,5% dos homens.

Grande parte dessas mulheres (48%) afirma que criou o novo negócio por necessidade. As atividades das empresas delas estão concentradas principalmente nos setores de serviços domésticos (13,5%), beleza (12,6%), vestuário e acessórios (12,3%) e bufês (10,3%).

Leia mais: Estas mulheres deram a volta por cima após crises profissionais

Embora representem a maior parcela das empresas criadas recentemente, elas têm menor participação nos negócios já estabelecidos. Os homens possuem 57,3% das empresas consolidadas no mercado, enquanto as mulheres respondem por 42,7%.

O sucesso do empreendedorismo das mulheres é duplamente exitoso, uma vez que elas encontram mais complicadores no desenvolvimento de seus negócios, conforme aponta o relatório: “As mulheres brasileiras conseguem criar novos negócios na mesma proporção que os homens; porém, enfrentam mais dificuldades para fazer seus empreendimentos prosperarem. Tal fenômeno pode estar associado a condições como preconceito de gênero, menor credibilidade pelo fato de o mundo dos negócios ser mais tradicionalmente associado a homens, maior dificuldade de financiamento e para conciliar demandas da família e do empreendimento“.

Continua após a publicidade

A disparidade de 14,6% entre os gêneros nas empresas estabelecidas já foi maior. Em 2009, o mesmo estudo apontou 25,4% de diferença entre homens e mulheres à frente desses empreendimentos. Desde 2010, no entanto, o indicador tem se mostrado relativamente estável, o que chama a atenção para a necessidade de programas de apoio às mulheres já empresárias.

Leia mais: Para diretora do Google Fotos, diversidade é a chave do sucesso

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

OFERTA RELÂMPAGO

Digital Completo

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!
De: R$ 16,90/mês Apenas R$ 1,99/mês
ECONOMIZE ATÉ 59% OFF

Revista em Casa + Digital Completo

[Receba Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
De: R$ 26,90/mês
A partir de R$ 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a R$1,99/mês.