PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Ela é sommelier do melhor restaurante do país

Na faculdade, Gabi se interessou por vinhos. Corta para 2013 e ela é a sommelier do melhor restaurante do país

Por Redação M de Mulher
Atualizado em 15 jan 2020, 22h05 - Publicado em 20 jun 2013, 21h00
Reportagem: Sasha Yakovleva / Edição: MdeMulher (/)
Continua após publicidade

Gabi foi escolhida a melhor sommelier do país por duas revistas especializadas
Foto: Julia Rodrigues

O restaurante paulistano D.O.M. – considerado o melhor do Brasil e o quarto melhor do mundo – tem dois cargos de sommelier (as autoridades em vinhos do lugar). E um deles é ocupado desde 2011 por Gabriela Monteleone, 30 anos. Mas ela começou sua formação achando que iria trabalhar na cozinha. Foi no curso de gastronomia da Universidade Anhembi Morumbi que o interesse pelas bebidas surgiu. “Meus amigos me indicaram uma vaga de estágio em uma enoteca, um bar de vinhos, e fui atrás”, diz. Ali, aprendeu a orientar clientes, harmonizar a bebida com os pratos e elaborar cartas de vinhos. Depois de um ano, a sua chefe percebeu seu empenho e a habilidade com línguas (seu italiano já era fluente) e a premiou com um tour profissional pela Itália. “Visitei vinícolas e adegas e me aprofundei nos estudos sobre uvas europeias.” A experiência contou para que ela conseguisse empregos em restaurantes paulistanos renomados, como o Pomodori e o Gero. Até que foi chamada pelo chef Alex Atala para trabalhar no D.O.M. Tem mais: no ano passado, Gabi foi escolhida a melhor sommelier do país por duas revistas especializadas!

Tudo é assunto

Um sommelier precisa falar ao menos três línguas: inglês, francês e espanhol. E deve conhecer a cultura (como cinema e história da arte) das regiões de onde vêm os vinhos. Isso ajuda a compreendê-los melhor.

Continua após a publicidade

Estudo de campo

Quem escolhe essa área não precisa trabalhar só em restaurantes. Pode também prestar serviços a hotéis, bares, importadoras de bebidas e lojas de vinhos. E ainda dar aulas e palestras sobre degustação.

Rótulos variados

Ter conhecimento sobre outras bebidas, como chás, cafés e cervejas, conta pontos. “Isso vai diferenciar você de outros profissionais. O mercado demanda que os sommeliers conheçam tudo e um pouco mais”, brinca.
 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.