Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Outubro Rosa: Revista em casa por 10,90

Empresas se unem para estimular o empoderamento feminino no mercado de trabalho

Conheça a Associação Movimento Mulher 360, que visa estimular o engajamento das empresas na questão da igualdade de gêneros.

Por Aline Gomiero
Atualizado em 31 out 2016, 11h31 - Publicado em 8 out 2015, 13h44
Getty Images
Getty Images (/)
Continua após publicidade

A igualdade de tratamento entre mulheres e homens e a equidade de oportunidade para ambos é um direito que vem, aos poucos, sendo conquistados em todo o mundo. De acordo com dados da pesquisa “Sem Atalhos”, realizada pela Bain & Company, a ambição das mulheres e homens praticamente se equivalem. No nosso país, 66% delas e 72% deles desejam chegar a líderes de negócios de nível sênior. No entanto, a inclusão das mulheres nesta realidade não tem ocorrido nas melhores condições: ocupamos apenas 17% dos cargos de diretoria executiva. As brasileiras com 12 anos ou mais de estudo recebem 41% menos que os homens em cargos iguais. No quadro geral, ganham 26,7% abaixo. Elas não só estão distantes da liderança, como também ainda sofrem preconceito de estereótipos.

Com o objetivo de abordar esse assunto, na manhã desta quinta-feira (08/10), 13 empresas, fundadoras do Movimento Empresarial pelo Desenvolvimento Econômico da Mulher, lançaram a Associação Movimento Mulher 360 (MM360), que, alinhada aos princípios de empoderamento da ONU Mulheres, visa incorporar a igualdade de gênero nas suas estratégias de negócios. São elas: Bombril, Unilever, J&J, Santander, Walmart, Cargill, Del Rio, PepsiCo, Coca-Cola, Natura, Grupo Boticário, Nestlé e Diageo. “Participar do Movimento é uma oportunidade de compartilhar melhores práticas, reafirmando o nosso compromisso como empresa e contribuindo para promover uma mudança no país”, explicou Maria Eduarda Kertész, presidente Johnson & Johnson Consumo do Brasil.

Todas as atividades dessas empresas passarão a ser organizadas em três pilares estratégicos: fomento, sistematização e difusão de práticas empresariais. Na prática, elas se comprometem a:

  • Promover diálogos entre associados com objetivo de fomentar uma inteligência coletiva em relação ao empoderamento;
  • Incentivar a troca de experiência entre os profissionais (funcionários de empresas com práticas mais avançadas compartilharão experiências com empresas em estágios menos avançados);
  • Investir na promoção da diversidade da equipe;
  • Assumir compromissos com questões da licença maternidade e com o equilíbrio trabalho e vida pessoal das funcionárias;
  • Promover educação, capacitação e desenvolvimento para as funcionárias;
  • Garantir a saúde, segurança e bem-estar de todas as mulheres;
  • Medir, documentar e publicar os progressos da companhia na promoção da igualdade de gênero.

A associação está, ainda, aberta à adesão de outras empresas que queiram participar das iniciativas. “Para nós, o equilíbrio de gênero é prioridade estratégica para o crescimento do negócio e, por isso, acreditamos que sempre é possível fazer mais. Não à toa, temos a meta global de empoderar 5 milhões de mulheres até 2020”, contou Fernando Fernandez, presidente da Unilever Brasil, durante a apresentação.

Continua após a publicidade

 

Saiba mais sobre a ação: movimentomulher360.com.br

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

OFERTA RELÂMPAGO

Digital Completo

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!
De: R$ 16,90/mês Apenas R$ 1,99/mês
ECONOMIZE ATÉ 59% OFF

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
De: R$ 26,90/mês
A partir de R$ 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a R$1,99/mês.