Clique e assine Claudia a partir de R$ 8,90/mês

Aprenda a pechinchar e economize dinheiro

Você pode pagar menos naquele vestido lindo que tanto sonha. Saiba como negociar e economize nas compras!

Por Redação M de Mulher - Atualizado em 21 jan 2020, 01h27 - Publicado em 19 abr 2010, 21h00
Aprenda a pechinchar e economize dinheiro

Em vez de perguntar o desconto ao 
vendedor, prefira fazer uma proposta 
pelo produto
Foto: Getty Images

A maioria dos vendedores está escoladíssima nas mais eficientes técnicas de venda e pronta para nocautear, um a um, cada freguês que entrar pela porta da loja. Compreensível, já que 9 entre 10 profissionais de venda recebem comissão. Quanto mais alto o valor que o cliente gasta, maior o salário deles no fim do mês.

Para vencer essa luta desigual quando for às compras e não sair como uma consumidora derrotada justamente no bolso, você precisa de armas à altura do oponente.

Como pechinchar com sucesso

Continua após a publicidade

A pechincha é mesmo uma arte, e sangue frio faz toda a diferença para quem quer se tornar vitorioso na batalha por um preço menor do que o da etiqueta.

”Administrar as emoções ajuda a fechar bons negócios. Nunca deixe transparecer seu entusiasmo pelo produto, aponte defeitos, argumente que você tem outras alternativas”, orienta Paulo Camargo, instrutor da Scotwork, empresa que presta consultoria sobre negociação, de São Paulo. ”Preparar-se para a compra, sabendo precisamente quanto se pode gastar é fundamental. Quando for pechinchar, o melhor não é pedir por um desconto, mas fazer uma proposta objetiva, dizendo ‘pago tanto por isso’”, finaliza Camargo.

E nada de ter vergonha de barganhar! Tenha em mente que sobre o preço do artigo que você está comprando incide uma boa margem de lucro, que pode ser bem reduzida e, ainda assim, se manter bastante interessante para o comerciante.

O passo a passo do negócio vantajoso

Continua após a publicidade

. Observe a vitrine com ar de desprezo, como se não tivesse encontrado nada interessante.

. Mesmo que esteja achando o produto o máximo, dispare a colocar defeitos.

. Não peça para o vendedor ver quanto dá para conseguir de desconto. Prefira fazer uma proposta objetiva, porém, fique aberta ao diálogo.

. Dê um chá de canseira. Se o vendedor chegar à conclusão de que já gastou muitas horas com um cliente preferirá fechar negócio com margem mínima de lucro a jogar no lixo tanto investimento de tempo.

Continua após a publicidade

. Escolha lojas em que exista maior possibilidade de obter um desconto. As menores oferecem mais flexibilidade de abatimentos. Vendedores de supermercado não ganham comissão, logo não têm nenhum interesse em agradar o comprador.

. Sempre que possível, negocie diretamente com alguém acima do vendedor. Lembre-se: gerente é melhor do que vendedor e proprietário é melhor do que gerente!

. Acertado o preço, aproveite e peça para levar algum outro item baratinho da loja como brinde. Nenhum negociante, em sã consciência, vai abrir mão de uma boa venda por causa de uma bugiganga.

Publicidade