Solte os cachos: cuidados com os cabelos cacheados no verão
Anote os cuidados essenciais e aproveite tranquila a estação mais quente do ano
Você cuida do corpo o ano todo, mas nem sempre se lembra da saúde dos cabelos no verão. E são eles que tanto sofrem com o ressecamento pelo contato com o cloro de piscina e com o sal da água do mar. Quando o assunto são fios com curvatura, então, é preciso estar ainda mais atenta, principalmente se eles passaram por transição capilar ou são tingidos ou descoloridos. Para soltar as madeixas, separamos dicas de cuidados com os cabelos cacheados no verão.
Água salgada e cloro de piscina x cabelo cacheado
Para quem tem cabelo cacheado, todo cuidado é pouco na hora de cair no mar. Principalmente se você acabou de sair de uma transição capilar. “O cabelo acabou de se recuperar de danos muito fortes como a química de escovas progressivas, por isso o cuidado deve ser redobrado”, fala a cosmotóloga e hair stylist Lauciane Santanna. “Muita hidratação e lavagem com água doce sempre que molhar os fios com a água do mar, ok?”
Óleos para proteção do sol e impurezas
Segundo a especialista, se os fios estiverem tingidos, também é preciso ficar atenta aos cuidados. “Óleos são ótimos aliados e protegem os fios do calor como uma capa, por isso devem ser bastante usados. Mas cremes específicos para mar e piscina também ajudam”, diz. Vale de argan, cupuaçu…
Evitando o ressecamento e mantendo o brilho
Uma ducha de água doce pode ajudar muito a evitar o ressecamento dos fios com a exposição ao sol e águas de piscina e mar. “Ao retirar o cloro e o sal você evita que eles sequem com essas impurezas. Mas é sempre importante que após esse processo você use um creme hidratante ou os óleos nos fios para mantê-los protegidos do sol”, fala Lauciane.
Dê férias para o secador e a chapinha
Aproveite o período do verão para dar um tempo no calor dos secadores de cabelo. “Deixar os cabelos secarem naturalmente danifica menos a estrutura já maltratada pela exposição ao sol e vai proporcionar um ar mais leve e saudável”, finaliza.