Sérum capilar é o novo aliado do cabelo bonito e nutrido
Com alta concentração de ativos, o sérum se tornou o cosmético da vez na conquista de uma cabelo forte, bonito, sem frizz e livre das pontas duplas
*Reportagem de Isabella Dercole
Com certeza, você já ouviu falar muito de sérum para o rosto. Pois, de agora em diante, deve também ouvir falar, e cada vez mais, de produtos desse tipo para embelezar as madeixas. Assim como os cosméticos faciais da categoria, o sérum para o cabelo tem textura mais fluida e levinha se comparado aos leave-ins tradicionais. Outro ponto em comum com os itens destinados à pele é que contém maior concentração de ativos – o que o torna mais potente do que os cremes para pentear ou leave-in. “Funciona como um finalizador de pontas, que ainda auxilia na restauração dos fios. é um produto prático e eficiente”, diz Luciano Barsanti, tricologista (especialista em cabelo) e diretor do Instituto do Cabelo, em São Paulo. De modo geral, a fórmula do sérum capilar leva grande quantidade de compostos hidratantes, particularmente óleos, como os de amêndoa, abacate e argan. Mas, segundo o expert, os ingredientes principais são a queratina, uma proteína, e o silicone. Juntos, eles recompõem a fibra capilar e vedam as escamas dos fios, evitando a perda de água e garantindo mais brilho. “Eles ficam menos quebradiços e mais fáceis de pentear, além de diminuir o frizz”, afirma. De acordo com Luciano, o efeito do produto é cumulativo – sendo, portanto, benéfico o uso contínuo e prolongado. “As mechas ficarão mais protegidas e, assim, menos sujeitas às agressões externas.”
Como usar
É como um leave-in: espalhe algumas gotas na palma das mãos e aplique nos fios úmidos (antes, inclusive, do secador), apenas no comprimento e nas pontas. “O sérum é boa opção para cabelos naturalmente secos ou com química, que costumam ter pontas duplas”, afirma Adriano Almeida, tricologista e diretor da Sociedade Brasileira do Cabelo.
“O produto é mais indicado para quem tem fios médios ou longos.” É melhor evitar se seu cabelo for muito curto e fininho, pois pode ficar com aspecto sujo e pesado. Já quem tem fios oleosos pode usar, mas com parcimônia: uma ou duas vezes por semana, segundo Adriano, é suficiente. Conforme o tipo de cabelo, varia a quantidade de produto. Para os lisos, 5 gotas, aplicadas a cada dois dias. Para os cacheados ou crespos, mais ressecados, de 10 a 15 gotas todos os dias, recomenda Luciano. Adriano sugere, ainda, provar um sérum personalizado: “Um especialista pode dar uma fórmula adequada para seu tipo de fio, com a quantidade específica de cada ativo e até com protetor solar”.