Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Querendo renovar o corte de cabelo? Inspire-se nas celebridades

Longo, médio ou curto? Selecionamos looks de celebridades em cada comprimento de cabelo para te ajudar a renovar

Por Fernanda Morelli Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 8 Maio 2023, 17h03 - Publicado em 25 jan 2017, 11h37

Não importa quantos centímetros de cabelo você está disposta a perder, sempre tem uma opção de corte e estilo que vai te manter atualizada.

Cortes longos

Cabelo comprido (de dar inveja) não é sinônimo de falta de corte, pelo contrário; exige empenho e dedicação. Prepare-se para redobrar os cuidados com hidratação e lance mão de bons truques de finalização. “O corte da vez para as mais apegadas aos fios tem bastante movimento, franja longa e, de preferência, reflexos que valorizem e destaquem as camadas criadas com a tesoura”, define o cabeleireiro João Bosco, do salão 1838 Jardim América, em São Paulo.

Seja o cabelo liso, ondulado ou cacheado, o mais importante é dar atenção às pontas, que acabam acumulando danos antigos (elimine-as a cada dois meses, em média) e manter o comprimento, no máximo, logo abaixo dos seios. “Fios mais longos do que isso podem pesar demais na aparência”, diz o expert.

Leia também: Descubra a influência das fases da lua no seu cabelo 

gigi_hadid
()

Repicado a partir dos ombros, o corte de Gigi Hadid realça o ondulado natural do cabelo da modelo e incrementa o movimento, concentrado nas pontas.

Para conseguir esse efeito, os principais aliados são o condicionador a seco (espécie de leave-in de textura ultraleve), que garante o acabamento polido, babyliss e escova – para desconstruir as ondas.

sarah_jessica
()

As luzes de Sarah Jessica Parker, a partir das maçãs rosto, valorizam o corte todo desfiado. Para obter o mesmo acabamento da atriz, aplique musse nos fios úmidos e prenda em um coque. Solte apenas na hora de sair.

Continua após a publicidade
maria_fernanda_candido
(Reprodução/Reprodução)

De base reta, o longo de Maria Fernanda Cândido com cachos bem abertos pede leave-ins, modeladores e fixadores para manter o formato dos fios. Aplique no cabelo úmido e amasse com as mãos.

Cortes médios

Este comprimento, logo acima dos seios, tem inúmeras vantagens. Entre elas, o peso dos fios, que ajuda a domá-los sem perder volume. Dá para variar bastante o penteado. E as pontas têm mais chance de se manter saudáveis. “Algumas camadas desfiadas na altura das maçãs, assim como a franja longa lateral, dão mais movimento ao look”, explica o cabeleireiro Ricardo Moreno, do Esmell Leblon, no Rio de Janeiro.

O estilo ganha bossa quando usado de lado, como fez a atriz Katie Holmes, e se atualiza quando as mechas à frente são mais longas, como as de Julianne Moore. Para uma versão mais clássica e elegante, como a exibida por Julia Roberts, a finalização pede ondas largas e bem-arrumadas, divididas ao meio. O look ainda é perfeito para brincar com degradês de dois ou mais tons.

Leia também: O corte de cabelo ideal para cada formato de rosto 

julia_roberts
(Getty/Getty Images)

Para chegar ao mesmo efeito de Julia Roberts, de ondas bem definidas, prepare os fios com musse de volume e finalize com babyliss largo, deixando as pontas de fora (sem encostar no aparelho). Finalize com um leave-in selador.

katie_holmes
(Getty Images/Getty Images)

As ondas leves só nas pontas de Katie Holmes são criadas secando os fios com as mãos e prendendo-os em um coque (sem apertar muito). Após soltá-los, finalize com spray fixador suave para evitar que o cabelo fique duro.

Continua após a publicidade
julianne_moore
()

O tom acobreado de Julianne Moore e sem gradações acrescenta sobriedade. Para conseguir essas ondas sutis, use a chapinha para enrolar as mechas.

Long bob

O corte mais cobiçado de 2016,  o long bob, continua fazendo a cabeça das mulheres que buscam um visual moderno sem precisar radicalizar.

O clássico de base reta, na altura das saboneteiras, ganhou novas versões: o chamado blunt cut, todo simétrico, como o da atriz Rosamund Pike; e o repicado com pontas desconectadas e franja média, como o escolhido por Juliana Alves e Penélope Cruz. “É um corte prático, que combina com a maioria dos estilos e tipos de rosto”, diz Guilherme Cassolari, de São Paulo, cabeleireiro oficial da Natura.

Para garantir a definição dos fios, as cacheadas devem investir em produtos de volume e modeladores na finalização. “Já quem tem cabelo liso e muito fino pode ousar mais no corte, com camadas e pontas irregulares, para que os fios ganhem vida”, sugere Cassolari. Se quiser elegância, adote um tom monocromático – ou luzes bem sutis.

Leia também: Os cuidados mais indicados para cada tipo de cabelo

penelope_cruz
()

A franja longa lateral e as pontas bem repicadas de Penélope Cruz criam uma opção despojada do clássico long bob. Para adquirir ainda mais modernidade, ilumine principalmente as pontas.

Continua após a publicidade
rosamund_pike
()

Prático e minimalista, o blunt cut (corte brusco) de Rosamund Pike é caracterizado pelas linhas retas e simétricas. O que garante seu sucesso é o caimento natural. Em cabeleiras muito densas, há o risco de a parte abaixo das orelhas ganhar volume, em formato pirâmide. Nesses casos, suavize o efeito virando as pontas para fora com uma escova redonda.

juliana_alves
()

A versão cacheada do corte, com pontas mais compridas na frente, fica ainda melhor se tiver uma franja na altura dos lábios. Use ativador de cachos e difusor para conquistar esse volumão.

Acima dos ombros

Cabelos curtos são um hit de audiência entre as leitoras do site CLAUDIA.com.br . Versáteis, adaptam–se aos mais variados estilos e tipos de fio e, principalmente, facilitam a vida das mulheres. “O corte, que lembra muito o das francesas, tem sido cada vez mais adotado pelas brasileiras que buscam opções mais ousadas”, diz Moreno.

No cabelo cacheado, como o da apresentadora Aline Prado, o que confere esse toque atual é a franja gradual, mais curta no centro e longa nas laterais, além do repicado em todo o cabelo. “O ponto alto são as pontas bem desfiadas, que criam ondas desconectadas e imperfeitinhas”, completa Cassolari.

Tanto em cabelos finos, como o de Débora Falabella, quanto mais grossos, como o de Camila Pitanga, a finalização é que vai garantir o efeito.

Continua após a publicidade
Aline Prado
Aline Prado ()

Quanto mais modelados os cachos, melhor. A dupla leave-in e difusor ou a técnica de fitagem (mechas enroladas, uma a uma, como uma fita) definem o formato. Borrife spray reativador.

camila_pitanga
(Reprodução/Instagram)

A atriz Camila Pitanga, que adotou este corte recentemente, tem mantido os cachos abertos e soltinhos. Para copiar, aplique um hidratante em sérum (que não pesa nos fios) e amasse com a toalha.

debora_falabella
()

“O melhor jeito de conseguir o look de Débora Falabella, descontraído, é deixar o cabelo secar naturalmente”, diz Cassolari. O corte, todo repicado, garante boa parte do efeito, mas, para dar um empurrãozinho, aplique musse ou spray de água do mar nos fios ainda úmidos.

Curtíssimos

Também conhecido como pixie, o corte joãozinho (que já passou pela cabeça de celebridades como Anne Hathaway, Charlize Theron e Emma Watson) ganha ares cada vez mais fashionistas.

Seja na versão clássica, como usa atualmente a atriz Claudia Abreu, seja bem rente à cabeça, como o da modelo africana Maria Borges, o estilo é libertador para as mulheres que não gostam de perder tempo ou para quem vive em regiões mais quentes.

Continua após a publicidade

“É uma aposta bem corajosa”, opina Guilherme Cassolari. Tenha em mente, no entanto, que, apesar de poupar minutos valiosos no dia a dia, é preciso repetir as visitas ao cabeleireiro com mais frequência – a cada 30 dias em média.

Leia também: Faça o teste e descubra se você fica bem com cabelo curto 

Se você gosta de variar o look, mantenha ao menos a franja mais longa e capriche na finalização.

maria_borges
()

A opção de Maria Borges é mais prática. Quando começa a crescer um pouquinho, você pode variar com efeito molhado: aplique pomada ou gel e penteie todos os fios para trás.

claudia_abreu
(Reprodução/Reprodução)

Para o mesmo efeito de Claudia Abreu, aplique spray de volume na raiz, para que o cabelo não fique coladinho na cabeça, e u anti-frizz. Finalize com uma escova lisa direcionando a franja para a lateral.

evan_rachel_wood
()

O ponto alto do look de Evan Rachel Wood é a ondulação criada com spray de textura. Aplique nos fios úmidos e, com a ajuda de uma escova redonda, modele com o secador. Termine com fixador.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

O mundo está mudando. O tempo todo.
Acompanhe por CLAUDIA e tenha acesso digital a todos os títulos Abril.

Acompanhe por CLAUDIA.

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.