Clique e Assine a partir de R$ 7,90/mês

Quer pintar e está com dúvidas? Respondemos a 8 principais dilemas sobre coloração.

Pintar o cabelo é a melhor maneira de se reinventar e deixar os fios com cara de novos em folha. Neste plantão de dúvidas, entregamos os segredos de uma coloração benfeita.

Por Redação M de Mulher Atualizado em 15 jan 2020, 05h48 - Publicado em 14 abr 2014, 21h00

Foto: Getty Images

Acabei de fazer uma escova progressiva. Agora quero mudar a cor. Posso?
Não se arrisque antes do aval do cabeleireiro. Ele deve levar em conta o estado do fio e as substâncias que foram utilizadas. “Em alguns casos, é possível realizar os dois procedimentos, mas com um intervalo de, no mínimo, 48 horas entre eles”, diz David Mello, da Ophicina do Cabelo, no Rio de Janeiro.

É verdade que não se deve lavar o cabelo antes de tingir?
A tintura tem melhor fixação em cabelos limpos, livres de resíduos de produtos. Portanto, é importante lavar os fios e enxaguar muito bem. Por outro lado, o ato de massagear as mechas durante a lavagem pode deixá-las um pouco sensíveis. Para que a coloração não as agrida ainda mais, uma dica é fazer a lavagem um dia antes de pintar.

Quero ser mais loira, mas morro de medo de clarear demais o cabelo. Existe algum jeito de diminuir esse risco?
“Antes de aplicar o produto, corte uma pequena mecha do cabelo e tinja para ver o resultado”, sugere Juha Antero, do salão M.G Hair Design, em São Paulo.

Sou morena e gostaria de ficar bem loira. Como faço isso em casa?
Para esse tipo de mudança, procure um bom profissional que saiba descolorir os fios. “É um procedimento um pouco mais complexo, e o ideal é fazê-lo no salão”, aconselha Alessandra Calçolari, do salão L’Officiel III, em São Paulo. Só depois utilize a coloração da caixinha.

Estou esperando um bebê. Até quando devo evitar usar tintura?
No primeiro trimestre de gestação, quando os órgãos do bebê estão sendo formados, os médicos recomendam evitar procedimentos que envolvam substâncias químicas. Depois dessa fase, você deve conversar com o obstetra para que ele dê permissão. Se tiver os fios tingidos de loiro e a raiz escura começar a aparecer, aplique um tonalizante, que é menos agressivo por não conter amônia.

Como prolongo a coloração?
Você pode usar produtos para cabelos tingidos e hidratá-los a cada 15 dias. “O que faz a tintura desbotar é a porosidade dos fios. A hidratação fecha esses poros e realça o brilho. O xampu de limpeza profunda também deve ser evitado, pois acelera a perda da cor”, lembra Claus Borges, do Salão 1838, em São Paulo.

De quanto em quanto tempo devo ir ao salão retocar a tintura?
Os tonalizantes duram, em média, 20 lavagens. Já a tintura pode ser feita uma vez por mês. “Se alguns fiozinhos brancos aparecerem perto da raiz antes disso, um truque é passar máscara de cílios para disfarçar”, ensina Juha Antero.

Tem algum jeito de evitar o ressecamento causado pela tintura?
Dias antes de tingir, faça no salão uma hidratação à base de proteínas. Depois que mudar de cor, use xampu e condicionador específicos para cabelos coloridos. Ficou loira? Redobre o cuidado. Esse tom tende a ressecar mais que os outros por causa da alta concentração de oxidantes na tintura. Faça máscaras semanais com manteiga de karité e aplique creme termoativo antes da escova.
 

Continua após a publicidade
Publicidade