Clique e Assine CLAUDIA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Os perigos do xampu bomba para os cabelos e a saúde

Entenda por que a mistura não é segura e confira dicas de como fazer o cabelo crescer sem prejudicar sua saúde

Por Amanda Figueiredo
Atualizado em 12 jul 2017, 17h43 - Publicado em 10 jun 2015, 09h08
Thinkstock
Thinkstock (/)
Continua após publicidade

Mistura caseira que promete fazer o cabelo crescer até cinco vezes mais rápido do que o natural, o xampu bomba virou febre e se espalhou pela internet. Composto por três ingredientes – bepantol, xampu sem sal e Monovin A, que é uma vitamina de uso veterinário para animais de grande porte –, o produto, na verdade, pode ser prejudicial aos fios e trazer riscos à saúde.

“O Monovin contém uma dose extremamente alta de vitamina A. Absorvida em excesso pelo organismo, ela pode se alojar no fígado e no baço, causando esteatose hepática, que é um acúmulo de gordura nas células do fígado, ou hepatite medicamentosa, entre outros males para esses órgãos”, explica Marcela Buchaim, farmacêutica bioquímica especializada em tricologia e proprietária do Spa do Cabelo do Studio Tez, em São Paulo.

Os riscos do xampu bomba não param por aí! De acordo com Marcela, o que o composto consegue, na verdade, é acelerar o ciclo do cabelo. “Ele faz com que o tempo de crescimento, repouso e queda dos fios aconteça mais rapidamente. Por isso, é comum que usuárias desse xampu percebam o crescimento rápido dos fios e, em seguida, o aumento da queda”, analisa.

Entre os efeitos colaterais também estão excesso de oleosidade na raiz e enfraquecimento dos fios. “Isso porque ele é usado em crina de cavalo, que é 10 vezes mais resistente do que qualquer fio de cabelo humano. Em contato com madeixas finas, o xampu pode torná-las quebradiças”, garante a farmacêutica, que completa que a Anvisa tem legislação específica para o assunto, e o Monovin A não tem registro para uso humano.

Confira uma dica segura da especialista para ter cabelos mais bonitos e saudáveis:

Continua após a publicidade

O primeiro passo é utilizar uma solução para melhorar a irrigação do couro cabeludo, estimulando o crescimento do folículo. Pode-se fazer um chá de alecrim e aplicá-lo na raiz antes de dormir, retirando o líquido apenas na manhã seguinte. Na hora de lavar, utilize um xampu que contenha substâncias refrescantes, como extrato de menta, essenciais para eliminar as toxinas capilares.

Receita do chá de alecrim:

3 colheres de sopa de alecrim

1 tablete de cânfora

Continua após a publicidade

1 colher de sopa de bepantol líquido

1 colher de sopa de Arivit (vitamina A para uso humano)

Modo de preparo

Adicione todos os ingredientes em uma chaleira com água fervente. Coe e espere esfriar para utilizar.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 14,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.