Clique e Assine a partir de R$ 7,90/mês

Os perigos do xampu bomba para os cabelos e a saúde

Entenda por que a mistura não é segura e confira dicas de como fazer o cabelo crescer sem prejudicar sua saúde

Por Amanda Figueiredo Atualizado em 12 jul 2017, 17h43 - Publicado em 10 jun 2015, 09h08

Mistura caseira que promete fazer o cabelo crescer até cinco vezes mais rápido do que o natural, o xampu bomba virou febre e se espalhou pela internet. Composto por três ingredientes – bepantol, xampu sem sal e Monovin A, que é uma vitamina de uso veterinário para animais de grande porte –, o produto, na verdade, pode ser prejudicial aos fios e trazer riscos à saúde.

“O Monovin contém uma dose extremamente alta de vitamina A. Absorvida em excesso pelo organismo, ela pode se alojar no fígado e no baço, causando esteatose hepática, que é um acúmulo de gordura nas células do fígado, ou hepatite medicamentosa, entre outros males para esses órgãos”, explica Marcela Buchaim, farmacêutica bioquímica especializada em tricologia e proprietária do Spa do Cabelo do Studio Tez, em São Paulo.

Os riscos do xampu bomba não param por aí! De acordo com Marcela, o que o composto consegue, na verdade, é acelerar o ciclo do cabelo. “Ele faz com que o tempo de crescimento, repouso e queda dos fios aconteça mais rapidamente. Por isso, é comum que usuárias desse xampu percebam o crescimento rápido dos fios e, em seguida, o aumento da queda”, analisa.

Entre os efeitos colaterais também estão excesso de oleosidade na raiz e enfraquecimento dos fios. “Isso porque ele é usado em crina de cavalo, que é 10 vezes mais resistente do que qualquer fio de cabelo humano. Em contato com madeixas finas, o xampu pode torná-las quebradiças”, garante a farmacêutica, que completa que a Anvisa tem legislação específica para o assunto, e o Monovin A não tem registro para uso humano.

Confira uma dica segura da especialista para ter cabelos mais bonitos e saudáveis:

O primeiro passo é utilizar uma solução para melhorar a irrigação do couro cabeludo, estimulando o crescimento do folículo. Pode-se fazer um chá de alecrim e aplicá-lo na raiz antes de dormir, retirando o líquido apenas na manhã seguinte. Na hora de lavar, utilize um xampu que contenha substâncias refrescantes, como extrato de menta, essenciais para eliminar as toxinas capilares.

Continua após a publicidade

Receita do chá de alecrim:

3 colheres de sopa de alecrim

1 tablete de cânfora

1 colher de sopa de bepantol líquido

1 colher de sopa de Arivit (vitamina A para uso humano)

Modo de preparo

Adicione todos os ingredientes em uma chaleira com água fervente. Coe e espere esfriar para utilizar.

Continua após a publicidade
Publicidade