Clique e assine com até 75% de desconto

O xampu certo faz toda a diferença

Se você escolhe o produto pela embalagem, está pondo seus cabelos em risco. Para cada fio existe um cosmético adequado

Por Redação M de Mulher Atualizado em 21 jan 2020, 12h59 - Publicado em 26 out 2008, 21h00

No momento da lavagem, é muito 
importante escolher o xampu adequado 
ao seu tipo de cabelo.
Foto: Dreamstime

Há cerca de 40 anos, quando os primeiros xampus apareceram no mercado, não era possível imaginar que eles teriam outras funções que não a de limpeza. 

Hoje, o que mais se vê é uma variedade de produtos que prometem, além de lavar, cuidar dos cabelos que antes só teriam tratamento com ajuda profissional. 

A dermatologista Ane Linhares, do Rio de Janeiro, explica que a indústria de cosméticos se aprimorou e passou a fabricar xampus que tonificam, hidratam e nutrem fios normais ou ressecados e tratam os tingidos, crespos e cacheados. Esses são os que mais sofrem com o ressecamento. 

Por isso é que você tem que escolher seu produtos pelo tipo de cabelo. O cabeleireiro Walter Cabral explica por que se deve escolher o xampu adequado ao seu tipo de cabelo:

OLEOSOS: Necessitam de produtos que removam o excesso de gordura produzida pelas glândulas sebáceas do couro cabeludo. Eles regulam essa atividade e deixam os cabelos desembaraçados e limpos por mais tempo.

NORMAIS: Como não apresentam nem excesso nem falta de oleosidade, precisam de um xampu capaz de manter o equilíbrio natural.

Continua após a publicidade

SECOS ou RESSECADOS: Esses tipos de cabelos podem ser tratados com um xampu de ação hidratante, umectante e emoliente.

MISTOS: Os fios costumam ser oleosos ou normais na raiz e secos nas pontas. Isso é consequência de alimentação inadequada ou de mudanças no visual, como tinturas, alisamentos e permanentes.

ESCUROS: Quando expostos aos raios ultravioleta do sol tendem a ficar avermelhados. O xampu ideal deve ter filtro solar para ajudar a preservar a cor.

LONGOS: Os fios devem ficar protegidos do excesso de lavagem, da ação do ambiente e de tratamentos químicos com um produto que ofereça hidratação extra e ajude na recuperação das escamas do cabelo.

TINGIDOS: O xampu deve oferecer hidratação extra, pois as tinturas tendem a deixar o cabelo muito seco porque tiram a oleosidade natural.

CACHEADOS: Esses xampus ajudam a retirar o excesso de volume, desembaraçam e deixam os cachos mais definidos.

FRACOS e QUEBRADIÇOS: Os fios ficam assim em decorrência das agressões diárias causadas por escovação, fricção da toalha, poluição e produtos químicos que abrem as cutículas do cabelo alterando sua estrutura do cabelo. Os produtos para esse tipo de cabelo recompõem essa estrutura.

Continua após a publicidade
Publicidade