Mitos e verdades sobre a caspa
Os temidos pontinhos brancos no cabelo afetam cerca de 40% da população, e o que não falta é gente dando palpites e dicas de supostos tratamentos milagrosos. Descubra o que é mito e o que funciona de verdade quando o assunto é caspa
O número de casos de caspa aumenta no inverno
Foto: Getty Images
Cerca de 40% dos brasileiros sofrem com a descamação no couro cabeludo. E o problema costuma se agravar ainda mais no inverno. Teste os seus conhecimentos sobre o assunto:
Dormir com o cabelo molhado favorece o surgimento dos pontinhos brancos – VERDADE
Isso porque, quando o couro cabeludo fica quente e úmido, tendem a aparecer fungos e bactérias na região, o que pode resultar em oleosidade excessiva, formação de caspa e até queda.
Existem dois tipos diferentes de caspa – VERDADE
O problema varia de acordo com as características do couro cabeludo. Quando ele é seco, a descamação vira pontinhos brancos presos aos fios; se é oleoso, forma pequenas placas de pele que ficam grudadas na região por causa do excesso de óleo. Há produtos específicos no mercado para tratar cada um dos tipos.
Para acabar com o problema, o ideal é alternar o uso de um xampu anticaspa e de um comum – MITO
É preciso utilizar um produto especial em todas as lavagens. A alternância com xampus comuns diminui a eficácia das substâncias que combatem a caspa.
Não existe cura definitiva – VERDADE
Sim, mas a caspa pode ser controlada com o uso de nutricosméticos e xampus à base de ativos que reduzem a oleosidade e a descamação e combatem fungos e bactérias no couro cabeludo.