L.O.C: a técnica de modelar os cachos em três etapas

Desvendamos a técnica que está fazendo a cabeça das cacheadas – literalmente!

*Texto escrito por Maria Cecília Prado, diretora do www.beautyeditor.com.br

L vem de líquido; O, de óleo e C de creme. E, para muitas cacheadas Brasil afora, combinar os três é o segredo do sucesso de um cacheado bem definido. A técnica é simples e muita gente já faz igual – ou parecido – intuitivamente. “Ela ajuda a manter a hidratação e a modelagem por mais tempo”, diz o cabeleireiro Wilson Eliodorio, de São Paulo, expert em cuidar de cachos. Confira como funciona:

1. Com um borrifador, embeba todo o cabelo com bastante água. Você pode pular essa etapa se a-) o seu cacho não for muito fechado e b-) estiver saindo do banho e o cabelo ainda estiver bem encharcado. Dica: há pessoas que misturam um pouquinho de Bepantol ou glicerina na água que está no borrifador, mas isso é opcional – o óleo que vem depois costuma ser suficiente para selar a umidade nos fios.

2. Agora, espalhe um óleo de tratamento ao longo do comprimento, mecha a mecha. Lembre-se: você tem que manipular o cabelo para conseguir distribuir bem, mas não estique demais os fios para não comprometer a modelagem.

3. Depois de alguns minutos, espalhe um creme para pentear ou modelar, aplicando também mecha a mecha. Se estiver com pressa (ou se o seu cacho for mais aberto), basta finalizar chacoalhando vigorosamente a cabeça para frente, a seguir para um lado e então para o outro – é o suficiente para deixar as raízes e o comprimento mais soltos e fazer o cabelo secar com movimento. Se tiver mais tempo disponível, termine de arrumar o cabelo realizando a fitagem, processo especialmente indicado para quem tem cachos fechados. Segure uma mecha pela raiz, com firmeza, entre o polegar e o indicador; escorregue rapidamente os dedos até a ponta e solte ao chegar no final. O cacho vai voltar a se formar ficando mais aberto e com a forma definida. Repita até estilizar todas as mechas.