PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

É quebra ou queda de cabelo?

Descubra se a quebra e queda de cabelo estão relacionadas aos processos químicos e veja como resolver cada um desses problemas

Por Redação M de Mulher
Atualizado em 17 jan 2020, 16h21 - Publicado em 25 Maio 2011, 21h00
 (/)
Continua após publicidade

Nem sempre o uso de química é a causa de problemas capilares
Foto: Dreamstime

Existem dois problemas que costumam incomodar as mulheres apaixonadas por seus cabelos: a queda e a quebra. E muitas vezes, ambas são relacionadas ao uso de química nos fios. Mas engana-se quem pensa dessa forma.

Conheça melhor as causas e descubra a melhor forma de tratar esses vilões da beleza feminina.

Continua após a publicidade

Queda

Causada por fatores genéticos ou emocionais, a queda derruba o fio inteiro, pela raiz, e deve ser tratada por um dermatologista. Dificilmente um alisamento, mesmo que malfeito, por exemplo, poderia causar esse problema.

Normalmente, ela se dá quando o organismo apresenta hormônios masculinos em excesso – ou está com falta de hormônios femininos. Ainda assim, há uma grande chance de você sofrer de alopécia androgenética (nome dado à queda de cabelo ligada a questões hormonais) mesmo com níveis normais de testosterona e estrógeno. “É o caso mais comum: mesmo sendo pequena, a quantidade de hormônio masculino atua tão intensamente no couro que faz com que os fios caiam”, explica Marcelo Bellini.

Continua após a publicidade

Situações de stress também deixam seu pente cabeludo, porque liberam cortisol na corrente sanguínea, hormônio que suprime o sistema imune. Também se enquadra nesse caso de queda o desequilíbrio nos hormônios TSH e T4, regulados pela tireoide. Se você sofre com ela, não demore a procurar um especialista.

Quebra

Ela sim, pode ser consequência do mau uso de químicas fortes.

Continua após a publicidade

A quebra pode ser notada ao passar a mão pelo couro cabeludo e sentir os “toquinhos” dos fios. Nesse caso, a solução é corrigir o que causou o problema (suspender o uso de química, usar xampu antiquebra, consumir menos frituras e ingerir mais alimentos naturais). Se você cuidar bem da saúde, o fio voltará a crescer naturalmente.

*Com reportagem das revistas ANAMARIA e WOMEN’S HEALTH

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.