Cuidados para retardar o envelhecimento do cabelo

Vários fatores contribuem para que os fios percam o viço e o frescor. Veja o que fazer para retardar esse processo

 Use filtro solar capilar

Assim como ocorre com a pele, o sol pode causar danos irreversíveis ao cabelo: ressecamento, enfraquecimento e perda de brilho. O protetor solar vai impedir que os raios cheguem até a fibra capilar. “O melhor é usar todos os dias, e não somente na praia ou piscina”, indica a dermatologista especializada em cabelo Deise Iamada, de São Paulo.

Alimente-se bem

De acordo com Francisco Le Voci, especialista em tratamento capilar da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica, uma alimentação balanceada já é suficiente para nutrir os fios. Principais amigos do cabelo: ferro (presente na carne vermelha e em vegetais verde-escuros), vitamina B12 (encontrada em alimentos de origem animal) e biotina (presente na gema do ovo, carne de soja e em alguns vegetais, como couve-flor).

Cuide com atenção

Usar xampu e condicionador específicos para o seu tipo de cabelo é o primeiro passo para uma boa higienização. Além disso, hidratações semanais e produtos com silicone, que formam uma capinha em volta do fio, protegem de danos mais severos. Evite ao máximo os já conhecidos inimigos do cabelo: química, fontes de calor e água muito quente. Quando não der para fugir, lance mão de protetores térmicos e muita hidratação para reduzir a agressão.

Evite a quebra  

Para isso, Adriana Vilarinho sugere usar escovas ou pentes de dentes largos, que agridem menos os fios. Procure pentear apenas após o condicionamento, começando de baixo para cima, e tirar os nós aos poucos, e não agressivamente.

Vá atrás dos produtos certos

Fios envelhecidos precisam de hidratação e recuperação. Procure produtos com ativos como cafeína, niaciamida e pantenol, que fortificam a fibra capilar e hidratam a camada externa do fio. “Os cabelos brancos precisam também de produtos específicos, para evitar o amarelamento. Os que contêm pigmentos violeta, para neutralizar a cor branca, são os mais indicados”, diz Adriana Vilarinho. Use a cada 15 dias.

Cuidados no salão

Os tratamentos feitos por profissionais ajudam a melhorar a aparência dos fios, disfarçando o envelhecimento. Veja algumas opções:

Cauterização

O objetivo é a reconstrução capilar, com um procedimento de hidratação potencializada. “Por meio da reposição de proteína ou outro ativo reconstrutor, como o silicone, conseguimos resolver o problema temporariamente”, explica Valcinir. Essas substâncias, adicionadas à haste capilar, tornam mais resistentes os fios fragilizados. O efeito dura em torno de seis lavagens.

Queratinização

Também conhecida como plástica capilar, é uma super-hidratação, mas com reposição exclusiva de queratina, que se liga ao fio para formar uma estrutura mais firme e homogênea. O resultado é um banho de brilho: quanto mais íntegra estiver a cutícula, melhor o reflexo da luz.

Rituais de óleos

Mais do que hidratantes, os óleos capilares à base de argan e vitaminas “encapam” o fio, garantindo que aquilo que é reposto no cabelo permaneça ali por mais tempo – justamente por isso são utilizados na maioria dos tratamentos. “As moléculas ainda preenchem as escamas que se abrem nos fios danificados, melhorando a aparência dele”, completa Valcinir Bedin.