Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Como ter fios com movimento

Saiba tudo o que você pode fazer para que o seu cabelo tenha sempre um balanço especial

Por Redação M de Mulher
Atualizado em 20 jan 2020, 14h55 - Publicado em 22 nov 2010, 21h00
 (/)
Continua após publicidade

Invista em cortes e hidratações para deixar o cabelo com balanço
Foto: Getty Images

Por que os fios ficam estáticos?

Alisado
Progressiva com amônia é a grande vilã, pois não hidrata. Outro agravante é a combinação da escova progressiva com a tintura.

Crespo
Muito fino, o fio sofre com pouca água. “Quanto mais enrolado o fio, mais fino ele é”, diz Mirela Perusso, cabeleireira do Studio Mirella. O uso de química e cortes inadequados também afetam o movimento.

Encaracolado
Não hidratar corretamente compromete os cachos e maltrata as pontas. Além disso, por serem finos, os fios não aguentam muita química e perdem o balanço.

Continua após a publicidade

Liso
Falta de hidratação, corte errado ou oleosidade deixam os cabelos lisos estáticos. A queda de cabelo também influencia.

Ondulado
Fica sem forma quando está pouco hidratado ou com o corte errado. Não usar produtos para madeixas onduladas também resulta em perda de movimento.

Os segredos para cada tipo de cabelo

Como ter fios com movimento
Continua após a publicidade

Cada tipo de cabelo pede um cuidado especial
Foto: Getty Images

Alisado
Use o reparador de pontas para tirar o aspecto espigado e recuperar o balanço. Corte: “Quanto mais reto atrás, melhor”, ensina Ana Paula dos Santos, cabeleireira do Ilha Mar. Na frente, dê leveza com um repicado suave.

Crespo
Use leave-in termoativado e não seque as madeixas. “Assim, o fio, – que é seco – pode absorver a umidade”, ensina Mirela. Corte: faça a base reta para não armar e um desfiado leve nas pontas. Mas nada de camadas, ou o cabelo pode ficar armado.

Continua após a publicidade

Encaracolado
Essencial usar um finalizador para dar movimento sem deixar os fios úmidos ou pesados. O corte perfeito tem a base repicada e um degradê apenas na frente, deixando a parte mais curta abaixo do queixo. Agora, se você tiver volume demais, vale manter o comprimento médio, dando destaque apenas à parte de cima.

Liso
Aplique um leave-in nos fios secos para umedecê-los. Truque incrível: penteie-se com a cabeça para baixo. Assim, os cabelos ganham caimento. 
Corte ideal:
● Cabelos que não têm volume: vá de comprimento médio com camadas grandes ou pontas desfiadas.
● Se for um liso cheio, não repique, pois pode dar a falsa aparência de fios quebrados. Prefira, então, apostar em um degradê na frente.

Ondulado
Use um leave-in para dar a forma certa aos fios: aplique nos cabelos úmidos e amasse com as mãos para valorizar as ondas. Corte: deixe-o reto, mas com camadas nas pontas e na frente, para dar leveza.

Para todos Não descuide da hidratação em hipótese alguma. Se seus fios estão danificados, faça, uma vez ao mês, uma máscara que contenha queratina. Nas outras três, use a hidratação de sua preferência – desde que sem essa substância na fórmula: “Em excesso, a queratina quebra os fios”, alerta Mirela Perusso. Outra dica legal é usar linha de produtos apropriados para seu tipo de cabelo. Afinal, de que adianta se esforçar para ter lindos cachos e usar xampu para fios lisos?

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.