Clique e Assine a partir de R$ 7,90/mês

12 coisas que acontecem após um ano de transição capilar

Sim, o cabelo cresce - mas há muito mais nessa descoberta de 365 dias.

Por Gabriela Kimura Atualizado em 20 jan 2020, 20h19 - Publicado em 17 fev 2017, 17h44

Trezentos e sessenta e cinco dias se passaram desde o começo desse processo. Dozes meses de muito aprendizado, paciência e libertação também aconteceram – não sem serem acompanhados de um ~leve~ sofrimento. E, um ano depois, tanta coisa já mudou!

Transição capilar após um ano
Carolina Horita/MdeMulher

Quando decidi começar a transição, achava que seria muito mais complexa, na verdade. Olhando hoje, vejo que, para mim, foi muito mais tranquila do que pode ser para muitas mulheres. Ainda assim, inclui cremes, mousses, xampus, condicionadores, leave-in, óleo, máscara, gel e tudo que você puder imaginar.

Para quem está começando, quer começar ou, simplesmente, está no meio do caminho, saiba: 365 dias podem mudar muita coisa na sua vida capilar .

1. Você aprende a ter muita, mas muita paciência com seu cabelo.

https://www.instagram.com/p/BQnmW1Wj-b4/

Porque é todo um processo de reaprender a cuidar dele, de entender o que ele é, de natureza, sem controlar cada milímetro de frizz que aparece no meio do caminho. E, claro, aceitar que todos teremos que lidar com o day after.

2. Descobre o que significam aqueles nomes gigantes nos rótulos dos seus produtos.

View this post on Instagram

Diga o que você pensa com esperança. Pense no que você faz com fé. Faça o que você deve fazer com amor! . . Bom dia #sextou 🤗😁💕 . . Batom 💄 lindo metálico da #queen . . #bomdia #pessoaslindas #vidadeblogueira #dreambig #fashionista #digitalinfluencer #mczblogger #bloggers #cbbbloggers #tbt #yesseda #yescachos #cachosbra #cacheadasdoinsta #cachosbr #transiçãocapilar #make #likeforlike #cacheadasim #crespas #cacheadasdaray #cachossimsenhor #cachossim #cacheadasdasemana

A post shared by Babi Vieira 🌱 (@babivieirablog) on

Continua após a publicidade

A maioria das mulheres que iniciam a transição também passam por uma outra grande mudança: a do low e no poo. Basicamente, é uma técnica avançadíssima de leitura de rótulos de xampus, condicionadores, máscaras e cremes para evitar que petrolatos, silicones, sulfatos e parabenos se aproximem dos seus fios tão dedicadamente alinhados.

3. Aliás, você cria uma coleção imensa de produtos para os fios.

https://www.instagram.com/p/BQlfjKVDRSY/

Porque até acertar, amiga, vai produto, viu. A vantagem é que você pode ajudar e indicar para outras moças, além de doar os que não usa mais (ou não curtiu) para elas também!

4. Participa de vários grupos sobre Cabelos no Facebook.

View this post on Instagram

2013×2017 Quando entrei em transição, ouvia muito que o meu cabelo nunca mais seria o mesmo, que de nada adiantaria tentar voltar as minhas raízes. Olhando essa foto hoje, sinto orgulho de mim, de quem venho me tornando. Orgulho por não ter desistido e muito menos acreditado nas frases que ouvia. Quando alguém decide entrar em transição, não se trata apenas de cabelo, envolve aceitação, autoestima, empoderamento. É nesse momento q a gente se dá conta do quanto pode ser mais e corre em busca do melhor. Portanto, não desista de ser quem você é. Afronte tudo o que for necessário. Se encontre, se descubra. E aprecie sua conquista! Tamo junto! #todecrespa #transiçãocapilar #bigchop #natural #curlyhair #afronte #afro #blackpower #crespo #empoderamento #raizes

A post shared by Amanda Mendes (@todecrespa) on

Continua após a publicidade

A internet, ela é tão maravilhosa, que te proporciona amizades verdadeiras e sinceras das redes sociais – principalmente aquelas unidas pelos cuidados com os cabelos. A gente aprende tanto com essa galera!

5. Pode lavar o cabelo de manhã e sair com ele molhado, em paz.

https://www.instagram.com/p/BQgkycRDb2H/

Não que você precise, claro, mas é uma sensação de liberdade tão incrível não ter que se preocupar com secador, chapinha ou qualquer outra coisa. É um desprendimento de tudo aquilo que as pessoas dizem que o seu cabelo deve ser – para entrar naquilo de deixar que ele seja.

6. Já assistiu mais vídeos no YouTube do que é humanamente possível.

View this post on Instagram

O batom que durou o dia todo nos meus lábios e nos olhos é o Gloss Doce de Leite da maravilhosa @rosanegrarosa mulher negra empreendedora que lançou sua própria linha de maquiagem! Essa e outras cores inspiradas em nós mulheres negras podem ser compradas indo no site dela! (Que ta no insta dela!) 💛💛 #afroseafins #negrarosa

A post shared by Nátaly Neri (@natalyneri) on

Continua após a publicidade

Sobre texturização, lavagem, secagem, condicionamento, hidratação e penteados. Ou até sobre qualquer outra coisa no percurso, porque saber nunca é demais.

7. Percebe quão saudáveis os fios ficam naturais.

https://www.instagram.com/p/BQjVBsYhhjb/

É meio óbvio fazer essa conta – se não tem química nenhuma, o que poderia prejudicá-lo não é mesmo -, mas poucas vezes a gente pára para prestar atenção nesse fato. A mudança é tão grande que parece que os fios brilham mais só por estarem livres .

8. Leva um tempo até entender como descobrir qual tipo de cacho é o seu.

https://www.instagram.com/p/BQkpELBhdTG/

São siglas e mistérios, indicações de 2A, 3B e 4C que você demora até decifrar tudo. Sendo que é tão difícil ter um tipo só…

9. Nunca sabe qual vai ser a do dia seguinte.

View this post on Instagram

Gente sobre esse penteado que eu aprendi com a @dayellenp ❤ é super fácil e maravilhoso 👑.. Meus cabelos negros são lindos, porém não to conseguindo conter a vontade de pintar logo de vermelho, passo horas pesquisando coisas sobre cabelos vermelhos e olha não tá fácil, mais seguimos na plenitude do pai 👑❤ . . . . . . . #amazingcurls#textureshot #transiçãocapilar #transitetes #naturalchixs #bigchop #bigchopbr #vembc#3chair #4ahair #mixedhair #rizado #crespa #crespacomorgulho👑 #diariodeumacrespa👑 #florescendo #blossom #curlyhair #curlyhairdontcare #curlsgoals #growth #crespasporai #meucabelotipo4 #fro #Voltandoaoscachos #natural_hair_journey

A post shared by FANYRAMOS (@fanyramosoficial) on

Continua após a publicidade

As (quase) oito horas entre deitar e acordar, todas as noites, é sempre uma caixinha de surpresa de como o cabelo vai acordar. Só que tudo bem: a gente não tá preocupada em parecer perfeita, não.

10. Sofre com o big chop, mas descobre que foi a melhor coisa que poderia acontecer.

View this post on Instagram

Gente minha cara de Felicidade… Porque agora consigo fazer um afro puff no cabelo! 😍 Antes eu não conseguia, pq tinha parte lisa com cachos, ai ficava um coque horroroso! Mais fazer um coque afro puff era meu Sonho! 😍 E a poucos dias para meu um mês de BC.. Já consigo prender ele assim! #MuitoFeliz! #todecacho #crescecachos #diariodeumacacheada #paciencia #cachos #voltemcachos #curlyhair #cabeloscurtoecacheados #cacheada #transiçãocapilar #foconatransição #cortecurto #corteparacabeloscacheados #cacheia #meuscachos #salonline #cachospoderosos7 #diariodeumacacheada #cacheadasim #kacheandocomamor #cachosvoltem #jornadadoscachos #experimentachear #renascercachos #dicaseinspiracoes #cachosdivos

A post shared by Fernanda Voltando aos Cachos (@fer_em_transicao) on

Continua após a publicidade

É difícil, por vezes sofrido cortar todo o cabelo, deixando-o apenas com a parte sem química. Você continua bonita, mas não se vê assim, principalmente se estiver acostumada com o cabelo longo. A grande reviravolta dessa história é que, quando começa a crescer, é tão livre, que você se sente feliz em ter feito isso.

http://claudia.abril.com.br/beleza/big-chop-como-tirar-toda-a-quimica-durante-a-transicao-capilar/

11. Vira a “pregadora da transição capilar” para todo mundo.

https://www.instagram.com/p/BQiw2moDNIG/

“Olá, você tem um minutinho para ouvir a palavra da transição capilar?”

12. E também a mestre dos penteados descolados.

View this post on Instagram

Inspiração para o carnaval da nossa linda Ana Lídia

A post shared by Scab Hair dicas (@scab_hairdicas) on

Continua após a publicidade

Enquanto não fica tudo como você quer, haja criatividade para driblar o dia a dia. Sorte que você aprende a fazer o que quiser nos cabelos!

Todas as fases da transição capilar durante um ano
Todas as fases da transição capilar durante um ano Carolina Horita/Juliana Mavalli/MdeMulher
Continua após a publicidade
Publicidade