12 coisas que acontecem após um ano de transição capilar
Sim, o cabelo cresce - mas há muito mais nessa descoberta de 365 dias.
Trezentos e sessenta e cinco dias se passaram desde o começo desse processo. Dozes meses de muito aprendizado, paciência e libertação também aconteceram – não sem serem acompanhados de um ~leve~ sofrimento. E, um ano depois, tanta coisa já mudou!
Quando decidi começar a transição, achava que seria muito mais complexa, na verdade. Olhando hoje, vejo que, para mim, foi muito mais tranquila do que pode ser para muitas mulheres. Ainda assim, inclui cremes, mousses, xampus, condicionadores, leave-in, óleo, máscara, gel e tudo que você puder imaginar.
Para quem está começando, quer começar ou, simplesmente, está no meio do caminho, saiba: 365 dias podem mudar muita coisa na sua vida capilar .
1. Você aprende a ter muita, mas muita paciência com seu cabelo.
https://www.instagram.com/p/BQnmW1Wj-b4/
Porque é todo um processo de reaprender a cuidar dele, de entender o que ele é, de natureza, sem controlar cada milímetro de frizz que aparece no meio do caminho. E, claro, aceitar que todos teremos que lidar com o day after.
2. Descobre o que significam aqueles nomes gigantes nos rótulos dos seus produtos.
A maioria das mulheres que iniciam a transição também passam por uma outra grande mudança: a do low e no poo. Basicamente, é uma técnica avançadíssima de leitura de rótulos de xampus, condicionadores, máscaras e cremes para evitar que petrolatos, silicones, sulfatos e parabenos se aproximem dos seus fios tão dedicadamente alinhados.
3. Aliás, você cria uma coleção imensa de produtos para os fios.
https://www.instagram.com/p/BQlfjKVDRSY/
Porque até acertar, amiga, vai produto, viu. A vantagem é que você pode ajudar e indicar para outras moças, além de doar os que não usa mais (ou não curtiu) para elas também!
4. Participa de vários grupos sobre Cabelos no Facebook.
A internet, ela é tão maravilhosa, que te proporciona amizades verdadeiras e sinceras das redes sociais – principalmente aquelas unidas pelos cuidados com os cabelos. A gente aprende tanto com essa galera!
5. Pode lavar o cabelo de manhã e sair com ele molhado, em paz.
https://www.instagram.com/p/BQgkycRDb2H/
Não que você precise, claro, mas é uma sensação de liberdade tão incrível não ter que se preocupar com secador, chapinha ou qualquer outra coisa. É um desprendimento de tudo aquilo que as pessoas dizem que o seu cabelo deve ser – para entrar naquilo de deixar que ele seja.
6. Já assistiu mais vídeos no YouTube do que é humanamente possível.
Sobre texturização, lavagem, secagem, condicionamento, hidratação e penteados. Ou até sobre qualquer outra coisa no percurso, porque saber nunca é demais.
7. Percebe quão saudáveis os fios ficam naturais.
https://www.instagram.com/p/BQjVBsYhhjb/
É meio óbvio fazer essa conta – se não tem química nenhuma, o que poderia prejudicá-lo não é mesmo -, mas poucas vezes a gente pára para prestar atenção nesse fato. A mudança é tão grande que parece que os fios brilham mais só por estarem livres .
8. Leva um tempo até entender como descobrir qual tipo de cacho é o seu.
https://www.instagram.com/p/BQkpELBhdTG/
São siglas e mistérios, indicações de 2A, 3B e 4C que você demora até decifrar tudo. Sendo que é tão difícil ter um tipo só…
9. Nunca sabe qual vai ser a do dia seguinte.
As (quase) oito horas entre deitar e acordar, todas as noites, é sempre uma caixinha de surpresa de como o cabelo vai acordar. Só que tudo bem: a gente não tá preocupada em parecer perfeita, não.
10. Sofre com o big chop, mas descobre que foi a melhor coisa que poderia acontecer.
É difícil, por vezes sofrido cortar todo o cabelo, deixando-o apenas com a parte sem química. Você continua bonita, mas não se vê assim, principalmente se estiver acostumada com o cabelo longo. A grande reviravolta dessa história é que, quando começa a crescer, é tão livre, que você se sente feliz em ter feito isso.
https://claudia.abril.com.br/beleza/big-chop-como-tirar-toda-a-quimica-durante-a-transicao-capilar/
11. Vira a “pregadora da transição capilar” para todo mundo.
https://www.instagram.com/p/BQiw2moDNIG/
“Olá, você tem um minutinho para ouvir a palavra da transição capilar?”
12. E também a mestre dos penteados descolados.
Enquanto não fica tudo como você quer, haja criatividade para driblar o dia a dia. Sorte que você aprende a fazer o que quiser nos cabelos!