Cabelos lisos, leves e coloridos
Desvende os segredos para você combinar técnicas de alisamento e tintura
A atriz Juliana Paes fez um alisamentotemporário à base de tioglicolatode amôniaFoto: Manuel Nogueira
Ela já usou megahair, franja e quase ficou loira. Tempos atrás, para viver Guinevere na novela Pé na Jaca, da Globo, Juliana Paes, fez um alisamento temporário à base de tioglicolato de amônia. O método, que tira o volume e deixa os fios lisos mas com movimento, agradou a bela.
“Meu cabelo é fino, ondulado e armado. Não queria que ficasse liso demais, pois gosto dos cachos nas pontas”, diz a carioca, que também escureceu as madeixas, antes num tom avermelhado. Tudo, claro, com cuidado para não danificá-las. E você também pode fazer isso! Aprenda a combinar técnicas de alisamento e tintura sem estragar seu cabelo.
Teste antes
Para não errar o tom, aplique uma pequena quantidade da tintura em uma mecha fina da nuca e a envolva com papel laminado. Depois de 10 ou 15 minutos, retire o papel e parte do produto com os dedos (use luvas), verificando o resultado. Se ainda não estiver como gostaria repita a aplicação, deixando agir por mais alguns minutos.
Hidrate em casa
Compre um creme para tratamento da marca que preferir, desde que este contenha óleo de abacate (excelente hidratante). Uma vez por semana, espalhe por todo o cabelo, cobrindo-o com papel alumínio (com o lado que brilha para dentro). Deixe agir por 30 minutos, enxagüando em seguida com água fria. Por último, aplique um leave-in (creme para pentear) à base de silicone.
Fique de olho!!!
Na hora de comprar produtos para os cabelos, busque pelos seguintes compostos: · Xampu: prefira os sem sal ou álcool e específicos para cabelos tingidos ou alisados, preferencialmente com pantenol e água desmineralizada. · Condicionador e creme para pentear: procure por queratina, colágeno, aloe vera, semente de linho ou silicone. Lembre-se de aplicar o condicionador apenas a partir de quatro dedos abaixo da raiz e enxagüar bem!
Diferenças nas cores
· Permanente: indicada para quem quer mudar permanentemente a cor. Cobre 100% dos fios brancos, clareia cabelos virgens de dois a quatro tons ou escurece quantos tons quiser. Contém amônia, que abre a cutícula, água oxigenada, que retira os pigmentos naturais dos fios, e ingredientes hidratantes, que diminuem a agressão causada pela química.
· Tonalizante: escurece fios naturalmente claros e deixa os mais escuros com reflexos dourados ou avermelhados. Cobre até 50% dos cabelos brancos. Como a formulação não leva amônia e tem baixo poder de oxidação, os corantes são depositados na superfície dos fios, fazendo com que a mudança não seja tão radical nem dure muito tempo: de 15 a 20 lavagens.
Dúvidas freqüentes
· Posso trocar minha técnica de alisamento?
Você tem que esperar pelo menos oito meses. Por exemplo: se usou guanidina, não pode usar amônia e vice-versa.
· Escova de chocolate escurece os fios?
Não. Somente as propriedades do cacau são usadas na fórmula do produto, que não tem poder de mudar o tom do cabelo.
· Posso alisar e tingir meus cabelos no mesmo dia?
Nunca! Os dois processos abrem a cutícula dos fios, deixando-os mais frágeis. Fazê-los no mesmo dia seria uma agressão e poucos cabelos suportam.
Atenção:
Ao comprar uma tintura, guarde a nota fiscal. Caso algo dê errado, basta ligar para o acompanhamento técnico da marca e explicar o ocorrido. A empresa deve auxiliá-la e, se for o caso, custear o tratamento mais adequado.