CLIQUE E RECEBA EM CASA A PARTIR R$ 14,90/MÊS

Cabelos lisos, leves e coloridos

Desvende os segredos para você combinar técnicas de alisamento e tintura

Por Redação M de Mulher Atualizado em 21 jan 2020, 12h23 - Publicado em 28 out 2008, 21h00

A atriz Juliana Paes fez um alisamento
temporário à base de tioglicolato
de amônia
Foto: Manuel Nogueira

Ela já usou megahair, franja e quase ficou loira. Tempos atrás, para viver Guinevere na novela Pé na Jaca, da Globo, Juliana Paes, fez um alisamento temporário à base de tioglicolato de amônia. O método, que tira o volume e deixa os fios lisos mas com movimento, agradou a bela.

“Meu cabelo é fino, ondulado e armado. Não queria que ficasse liso demais, pois gosto dos cachos nas pontas”, diz a carioca, que também escureceu as madeixas, antes num tom avermelhado. Tudo, claro, com cuidado para não danificá-las. E você também pode fazer isso! Aprenda a combinar técnicas de alisamento e tintura sem estragar seu cabelo.

Continua após a publicidade

Teste antes

Para não errar o tom, aplique uma pequena quantidade da tintura em uma mecha fina da nuca e a envolva com papel laminado. Depois de 10 ou 15 minutos, retire o papel e parte do produto com os dedos (use luvas), verificando o resultado. Se ainda não estiver como gostaria repita a aplicação, deixando agir por mais alguns minutos.

Continua após a publicidade

Hidrate em casa

Compre um creme para tratamento da marca que preferir, desde que este contenha óleo de abacate (excelente hidratante). Uma vez por semana, espalhe por todo o cabelo, cobrindo-o com papel alumínio (com o lado que brilha para dentro). Deixe agir por 30 minutos, enxagüando em seguida com água fria. Por último, aplique um leave-in (creme para pentear) à base de silicone.

Continua após a publicidade

Fique de olho!!!

Na hora de comprar produtos para os cabelos, busque pelos seguintes compostos:
· Xampu: prefira os sem sal ou álcool e específicos para cabelos tingidos ou alisados, preferencialmente com pantenol e água desmineralizada. 

· Condicionador e creme para pentear:
procure por queratina, colágeno, aloe vera, semente de linho ou silicone. Lembre-se de aplicar o condicionador apenas a partir de quatro dedos abaixo da raiz e enxagüar bem!

Continua após a publicidade

Diferenças nas cores

· Permanente: indicada para quem quer mudar permanentemente a cor. Cobre 100% dos fios brancos, clareia cabelos virgens de dois a quatro tons ou escurece quantos tons quiser. Contém amônia, que abre a cutícula, água oxigenada, que retira os pigmentos naturais dos fios, e ingredientes hidratantes, que diminuem a agressão causada pela química. 

· Tonalizante:
escurece fios naturalmente claros e deixa os mais escuros com reflexos dourados ou avermelhados. Cobre até 50% dos cabelos brancos. Como a formulação não leva amônia e tem baixo poder de oxidação, os corantes são depositados na superfície dos fios, fazendo com que a mudança não seja tão radical nem dure muito tempo: de 15 a 20 lavagens.

Continua após a publicidade

Dúvidas freqüentes

· Posso trocar minha técnica de alisamento?
Você tem que esperar pelo menos oito meses. Por exemplo: se usou guanidina, não pode usar amônia e vice-versa.

· Escova de chocolate escurece os fios?
Não. Somente as propriedades do cacau são usadas na fórmula do produto, que não tem poder de mudar o tom do cabelo.

· Posso alisar e tingir meus cabelos no mesmo dia?
Nunca! Os dois processos abrem a cutícula dos fios, deixando-os mais frágeis. Fazê-los no mesmo dia seria uma agressão e poucos cabelos suportam.

Atenção:

Ao comprar uma tintura, guarde a nota fiscal. Caso algo dê errado, basta ligar para o acompanhamento técnico da marca e explicar o ocorrido. A empresa deve auxiliá-la e, se for o caso, custear o tratamento mais adequado.

Continua após a publicidade
Publicidade