A importância do protetor solar para cabelo
Descubra a importância do protetor solar para cabelo e conheça algumas opções que não podem faltar no seu nécessaire de verão
Não é só a nossa pele que sofre prejuízo com o excesso de exposição ao sol. Os raios UV também danificam a estrutura do cabelo e o resultado é um só: o cabelo fica áspero, ressecado, sem brilho e cheio de pontas duplas. Evitar tudo isso é fácil. Basta aplicar o cosmético certo. “O protetor solar de cabelo forma uma película que ‘encapa’ o fio. Ele age como uma barreira contra a ação dos raios UV”, afirma o cabeleireiro Glecciano Luz. Conheça os benefícios do uso desse produto e preserve a saúde e a beleza dos fios no verão.
Num país de clima tropical…
O excesso de sol pode deixar seu cabelo:
· Desidratado e ressecado, já que o sol abre a cutícula dos fios e permite que a água se perca rapidamente.
· Frágil e quebradiço, porque com a cutícula aberta também há perda de proteínas e outros nutrientes que dão força e vitalidade aos fios.
· Opaco. Como as escamas dos fios se abrem, a superfície capilar não reflete a luz e, aí, adeus brilho.
· Desbotado. “Os raios UV penetram no interior dos fios, onde ficam os pigmentos naturais ou artificiais, oxidando-os. A agressão solar desbota os fios escuros, tornando-os avermelhados enquanto os loiros ficam esverdeados”, diz Glecciano.
Além de usar chapéu ou boné…
1. Depois do banho de mar ou piscina, enxágue o cabelo com água doce, aplique creme ou protetor solar do comprimento até as pontas. “Passe nos fios ainda úmidos, para potencializar o efeito dos componentes hidratantes. Depois, desembarace com um pente de dentes largos”, ensina o cabeleireiro.
2. Não se esqueça de reaplicar o produto após cada mergulho!
3. Na praia ou piscina, use um chapéu ou lenço, para impedir a ação dos raios de sol sobre os fios e o couro cabeludo.