5 dicas para fazer a escova durar mais
A oleosidade do couro cabeludo ou o excesso de frizz andam atrapalhando a durabilidade da sua escova? Confira nossas dicas!
O grande segredo para manter a escova até o dia seguinte é a preparação do fio antes de secar: desde a lavagem até o uso correto dos produtos finalizadores. É o que garante o cabeleireiro Nelliton Carvalho, do Jacques Janine Augusta, em São Paulo. Segundo ele, o produto que vale o investimento é o reparador de pontas, capaz de deixar os fiozinhos comportados até a próxima lavagem. Aposte em uma versão específica para o seu tipo de fio ou problema (oleoso, seco, pontas duplas) e, de preferência, com proteção térmica, para evitar os estragos do secador ou da chapinha. Veja outros cinco truques do especialista para prolongar o efeito liso perfeito:
1. Lavagem especial
Antes de fazer a escova, use um xampu capaz de remover bem a oleosidade do couro cabeludo. Normalmente são as fórmulas sem sal ou transparentes, que deixam os fios mais soltinhos.
2. Hidratação poderosa
Use uma máscara de hidratação entre o xampu e condicionador – somente no comprimento e pontas – para alinhar os fios. Massageie mecha por mecha antes de remover o produto.
3. Limpeza a seco
No dia seguinte, se a raiz apresentar sinais de oleosidade, borrife um xampu a seco com cor (o mais próximo do seu tom natural) somente no couro cabeludo e esfregue, como se estivesse lavando o cabelo no banho, para soltar os fios que ficam “coladinhos” na cabeça.
4. Maciez instantânea
Renove o efeito de escova recém-feita com um jato leve de condicionador a seco no comprimento e pontas.
5. Capriche no secador
Ajeite os fios com um novo jato de ar quente, direcionando o secador de baixo para cima, para dar mais volume ao cabelo (principalmente à raiz). Se for preciso, alise novamente somente os fios mais rebeldes, como os próximos à testa e orelhas.