O que é e como tratar o melanoma

Pessoas em grupos de risco podem ser atendidas de graça durante o Dezembro Laranja

Já que estamos vivendo o mês de dezembro laranja, que chama a atenção para a prevenção e tratamento do câncer de pele, o assunto da coluna de hoje será Melanoma.

O Melanoma é um tumor grave, agressivo e com potencial de causar metástases – lesões a distância em órgãos internos. O Melanoma apresenta-se como lesão pigmentada que pode lembrar uma pinta comum. As vezes ele é a evolução de um sinal ou surge como uma nova lesão. Para analisá-lo, geralmente utilizamos a regra do A B C D, onde analisamos as seguintes características: A – Assimetria; B -Borda;  C- Cor; D- Diâmetro.

Lesões assimétricas, com bordas irregulares, cores variadas e diâmetro maior que 0,6cm são as mais perigosas e com maior risco de malignidade. As pessoas com pele clara, olhos e cabelos claros, com parentes de 1° grau que tiveram Melanoma e com mais de 50 pintas no corpo são pessoas de maior risco para desenvolverem esse tumor. Quando diagnosticado e tratado a tempo, as lesões têm um ótimo prognóstico, mas caso contrário o tumor pode causar metástase e levar a morte em tempo muito curto.

As pessoas com maior risco devem ser acompanhadas regularmente fazendo uma avaliação completa de todas suas pintas suspeitas. Esse procedimento que é chamado de mapeamento é feito com um aparelho especial de dermatoscopia que evidencia as características detalhadas das lesões e detecta sua gravidade. Esse acompanhamento é essencial para controlar o risco de melanoma e é fundamental para uma melhor sobrevida dos pacientes.Caso sejam diagnosticadas pintas com risco aumentado as mesmas devem ser retiradas seguindo os protocolos pré-estabelecidos que estipulam margens específicas.

A Sociedade Brasileira de Dermatologia é responsável pelas ações do chamado Dezembro Laranja e realiza a Campanha de Prevenção de Câncer de Pele em todo o Brasil no dia 7 de Dezembro das 9h às 15h em serviços públicos pré-estabelecidos. Todas as pessoas com suspeita de Câncer de Pele serão atendidas e caso houver confirmação do diagnóstico o tratamento completo será realizado.

Leia mais: O uso do botox para a harmonização facial

PODCAST – Como consumir menos, de forma consciente e inteligente