Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Imagem Blog

Denise Steiner Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por DERMATOLOGIA
A médica Denise Steiner é dermatologista, ex-presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia e doutora pela Unicamp
Continua após publicidade

Novidades no tratamento de melasma

O melasma é uma mancha escura que compromete mulheres jovens, gravidas ou não, principalmente no rosto

Por Denise Steiner
Atualizado em 30 Maio 2019, 10h00 - Publicado em 30 Maio 2019, 10h00

Algumas novidades em relação ao melasma devem ser avaliadas. O tratamento do melasma, que geralmente é feito com uma combinação de substâncias clareadoras, não pode e não deve causar irritação, avermelhamento, pinicamento ou coceira na pele. Qualquer manifestação de inflamação que aconteça com o tratamento pode causar efeito rebote e piorar a mancha.

Durante o tratamento do melasma, se houver qualquer destas manifestações, as substâncias devem ser interrompidas e reavaliadas. É interessante que os cuidados estejam sempre acompanhados de um hidratante, que pode ser alternado com os clareadores para manter a pele mais equilibrada.

Nesse sentido, o ácido retinoico e o ácido glicólico podem ser usados no tratamento do melasma, mas sempre alternando com clareadores e acompanhados de filtro solar hidratante, com número de proteção maior ou igual a 50.

A pele comprometida pelo melasma é fotoenvelhecida, com importante grau de elastose. A elastose é o nome dado as destruição e modificação das fibras elásticas provocadas pela radiação ultravioleta UVA e UVB. A pele com melasma evidencia alterações cumulativas causadas pelo sol que provocam de destruição da parede dos vasos e fibras de colágeno. Portanto, o tratamento do melasma deve preconizar ações que tratem também o envelhecimento cutâneo.

Muitas vezes precisamos associar ao tratamento específico das manchas, procedimentos que tratem o fotoenvelhecimento. Por isso, podemos associar o microagulhamento e a radiofrequência que estimulam a formação de fibras de colágenos e elásticas de boa qualidade.

Continua após a publicidade

Outra novidade é que os vasos dilatados e fotodanificados pioram o melasma. Quando examinamos essa mancha, notamos que nas áreas mais escuras também existem vasos dilatados. Esses vasos expressam certos fatores que crescimento como o VEGF que é o fator vascular endotelial de crescimento. Esse fator de crescimento está associado a piora do melasma e, portanto, precisa ser neutralizado.

O tratamento completo e eficaz do melasma associa clareadores, ácidos, hidratantes, antioxidantes e um potente filtro solar que tenha número alto e cor. A cor protege da luz visível que também é responsável pela piora do melasma. Além disso, devemos associar o tratamento específico para a mancha, como o laser ND Yag Q-Switched, e cuidados focados nos vasos dilatados, como o dye laser ou a luz pulsada. O microagulhamento e a rádiofrequência também podem ser associados para proporcionar a melhora da elastose e do fotoenvelhecimento em geral.

Tratar o melasma significa melhorar e neutralizar os efeitos do envelhecimento cutâneo e paralelamente clarear as manchas.

Leia mais: Mãos, para que te quero?

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.