Mãos, para que te quero?

Tratamento das mãos envelhecidas

As mãos também envelhecem e muitas vezes podem ser as responsáveis por denotar a idade das pessoas. Elas estão sempre expostas e são agredidas constantemente pelo sol, poluição, mudanças de temperaturas, produtos químicos, entre outros.

O tratamento preventivo das mãos inclui hidratante e filtro solar, que são cruciais para manter a qualidade da pele. Cremes à base de ácido retinoico  ou ácido glicólico podem ser usados duas vezes por semana, alternados com hidratante a base de ureia, ácido hialurônico e vitaminas. A proteção solar das mãos é fundamental para evitar as manchas. O filtro deve ser com veículo hidratante, vitaminas e proteção alta para UVB e UVA.

Os tratamentos para as mãos têm o objetivo de corrigir as manchas, o ressecamento, afinamento e também a falta de gordura. A perda da camada de gordura e também o afinamento da pele deixam as mãos mais descarnadas e envelhecidas.

No caso das manchas, são usados aparelhos de laser que tem como alvo a melanina e hemossiderina que são atingidos pela luz. A luz do laser penetra na pele, agride esses pigmentos e destrói os mesmos pelo calor. A recuperação ocorre em cerca de uma semana e a mão fica com superfície mais lisa e homogenia. A pele mais fina também pode melhorar com o laser que estimula o colágeno como o CO2 e o FOTONA.

Em relação a mão que está descarnada e evidenciando os vasos, o melhor tratamento é o preenchimento. Nesse caso podem ser usados produtos como ácido hialurônico ou hidroxiapatita de cálcio. Este último é um tratamento de escolha para preenchimento de mãos já que estimula colágeno além de preencher os espaços vazios. Em geral, são feitas de uma a três sessões em intervalo de um mês. O resultado de preenchimento dura cerca de um ano e meio a dois anos. A mão preenchida é mais jovem e bonita.

Pensando no tratamento das mãos, é importante lembrar que unhas também podem estar desgastadas e quebradiças. Elas precisam de hidratação com óleos ou cremes uma a duas vezes ao dia. A cutícula não deve ser retirada em excesso para evitar a entrada de microrganismos. O ideal é utilizar uma base vitaminada para proteger a unha todos os dias. Também podem ser feitos sessões de laser que através do calor melhoram a oxigenação e qualidade da unha.

Cuide das mãos pois elas também envelhecem.

Leia mais: