Clique e Assine a partir de R$ 7,90/mês
Conversa de Vó Natália Dornellas é jornalista, podcaster e ativista da longevidade. Procura por avós e avôs para prosear e histórias de #avosidade para contar. É criadora do podcast Conversa de Vó e cofundadora da plataforma 40+ AsPerennials

Aos 90 anos, Dona Maria José faz sucesso com esta receita de pão de queijo

Pela primeira vez, Dona Maria José compartilha sua receita secreta de pão de queijo caseiro. Esta delícia tem um ingrediente surpresa. Confira

Por Natália Dornellas Atualizado em 3 fev 2021, 18h06 - Publicado em 3 fev 2021, 19h00

Para contar a história de Dona Maria José, a vó Maisé, eu contarei com a ajuda da neta Fernanda Spadinger, uma psicóloga que de tão apaixonada pelos velhos resolveu trabalhar formando cuidadores profissionais. 

Mulher à frente de seu tempo, Dona Maisé saiu de Itapecerica, MG, ainda mocinha, para estudar na capital. Na cidade grande, morou no pensionato das freiras, e estudou magistério no instituto de educação, onde trabalhou a vida toda, até se aposentar como supervisora. 

Quem conversa com ela percebe o quanto o estudo foi  importante e é motivo de orgulho. Maria José é daquelas mineirinhas que não comem o final das palavras e nem usam expressões brejeiras, como euzinha! Parece estar sempre dando uma aula diante de uma turma lotada. 

Dona Maria José
Dona Maria José celebrando seus 90 anos completos acervo pessoal/Divulgação

 Casou-se com um rapaz de sua cidade, e com o seu trabalho na escola, acabava ganhando mais do que ele, mas isso não foi uma barreira para o casal. Ela sempre o ajudou nas contas e incentivou a estudar também. Juntos, tiveram um único filho, que é médico, e dois netos, uma psicóloga e um delegado de quem tem um orgulho imenso.

Dona Maria José
Dona Maria José e a neta acervo pessoal/Divulgação

Hoje em dia vó Maizé é viúva e vive com a irmã̃ mais velha, a Tia Nana, que não se casou e dedicou a vida a cuidar da mãe delas, a Dona Margarida.

Aos 90 anos, ela se mantém superlúcida, dá notícia de tudo, e cozinha delícias como um pão de queijo caseiro, cuja receita resolveu dividir com os leitores de CLAUDIA, pois era segredo de estado até então. Tome nota e perceba que há um ingrediente surpresa.  

Continua após a publicidade

Deu fome aí? Confira a receita:

Pão de Queijo da Vó Maisé

Parte 1

2 copos de polvilho azedo
1 copo de polvilho doce
1/2 copo de Óleo
1 copo de leite
Ferva e escalde o polvilho

Parte 2 
2 copos de queijo canastra e um pouco de parmesão, para dar gosto
4 ovos
Coloque uma batata cozida no meio da massa para dar liga e depois leve ao forno médio por cerca de 30 minutos, a depender da potência do seu forno. 

Confira o bate-papo com ela no Instagram :

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por nataliadornellas.com.br (@nataliadornellas)

  • Continua após a publicidade
    Publicidade