O poder da gratidão
"Encarar a vida com gratidão nos permite dar valor a tudo que temos: nossas roupas, nossa casa, nossa saúde e família"
Arianna Huffington faz. Tony Robbins, o guru dos coaches, também. A própria Oprah Winfrey não fica sem. Eles descobriram como a prática diária da gratidão tem o poder de transformar a sua vida – sem exageros.
Funciona assim: você precisa reconhecer e agradecer diariamente por aquilo que você tem. Eu gosto de fazer por escrito, logo cedo, ao acordar, e pouco antes de ir dormir. Descobri que ao praticar a gratidão diariamente, comecei a dar valor para o que tinha.
Há dias que a vida está tão difícil que encontrar três motivos para ter gratidão parece impossível – mas é justamente nestes dias que este exercício se mostra mais importante. Afinal de contas, é nestes momentos em que nos damos conta do mais “básico” em nossas vidas (que, na maioria das vezes, não tem nada de básico): um lar, saúde, família, uma cama que seja.
A adoção deste hábito traz uma sensação de bem-estar emocional poderosa para as nossas vidas. No entanto, não é só isso: durante o período em que fiquei 6 meses sem fazer compras de roupas e acessórios, descobri que a gratidão nos ajuda a sermos menos consumistas.
O mundo do consumo é o mundo da falta. Corremos constantemente atrás daquele novo celular ou da “brusinha” que vão nos fazer felizes. Achamos que a alegria está no ato de passar o cartão de crédito e na sacola de compras. Estamos sempre aguardando a satisfação permanente dos nossos desejos. Só que a felicidade nunca está lá, e terminamos o dia cada vez mais insatisfeitos e ansiosos.
Por outro lado, encarar a vida com gratidão nos permite dar valor a tudo que temos: nossas roupas, nossa casa, nossa saúde e família. Tem dias que a gratidão é por poder dormir meia hora a mais. Outros dias, é por ter fechado um projeto bacana no trabalho. E assim nos acostumamos a enxergar o mundo com uma lente mais positiva.
Outra forma de exercer a gratidão é separar os itens e roupas que você não usa mais e doá-los. Parece um contrassenso à primeira vista, mas quando retiramos de casa aquilo que não queremos mais é a hora em que você percebe que tem muito mais do que precisa.
Te convido a tentar: faz um bem tremendo a você e a todos a sua volta. Você vai descobrir: a gratidão é contagiante.
Leia também: 5 dicas para quitar as dívidas
+ Como não deixar seus desejos atrapalharem os seus sonhos
VOTE no Prêmio CLAUDIA e escolha mulheres que se destacaram