Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Imagem Blog

Carol Sandler Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por FINANÇAS FEMININAS
Carol Sandler é jornalista, fundadora do Finanças Femininas e autora do "Detox das Compras"
Continua após publicidade

Como não deixar seus desejos atrapalharem os seus sonhos

Para te ajudar, comece a identificar e a listar também todos os desejos de curto prazo que se tornam armadilhas para os seus grandes objetivos

Por Carolina Sandler Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
22 ago 2018, 17h45

É muita vontade para uma vida só. O modelo de celular mais recente. Aquela bolsa que está na moda. Uma casa própria. Uma viagem para a Europa. Um carro. Uma bicicleta. Um retiro de yoga. A mensalidade da academia. Um sofá novo. Uma aposentadoria tranquila. E assim por diante.

No entanto, todas estas aspirações não são iguais. Algumas delas têm o potencial de transformar a nossa qualidade de vida: um imóvel para chamar de seu, um futuro garantido com um bom plano para a sua aposentadoria, um mestrado ou pós-graduação. Já outros, não. São os nossos desejos: aqueles quereres que parecem que têm vida própria e muitas vezes nem duram tanto assim. São impulsos, ou quase.

O problema é que não dá para ter tudo na vida – e aqueles sonhos todos parecem tão distantes, tão difíceis de alcançar, que sempre deixamos eles para depois. “Abrir um plano de previdência? Hoje estou super ocupada. Vejo isso na segunda-feira.”

E, deste jeito, esquecemos deles. Priorizamos os nossos desejos de curto prazo, pois eles são muito mais fáceis de alcançar. Afinal, dá sempre pra trocar de celular em dez vezes “sem juros”, não? Acabamos caindo no ciclo ganha-gasta-reza para o mês acabar – e ficamos cada vez mais distantes dos nossos sonhos.

É como aquela velha metáfora do balde com pedras e areia. Imagine que todos os seus sonhos são pedras e os desejos do dia a dia, apenas areia. Se você tenta encher o balde começando com a areia, não vai sobrar espaço para colocar as pedras. Mas se você começar pelas pedras, conseguirá encaixar todas e depois poderá preencher os espaços com a areia.

Continua após a publicidade

Com a sua vida financeira, funciona do mesmo jeito: você precisa primeiro se organizar e planejar para realizar os seus sonhos e só depois começar a correr atrás dos seus desejos. Antes abra um plano de previdência privada e comece a contribuir mensalmente. Depois você troca de celular.

Não dá para ter tudo, mas você pode sim escolher o que você de fato quer para a sua vida. Então faça a sua escolha e prepare-se para correr atrás dela. Como disse o grande investidor Ray Dalio, fundador do maior fundo de hedge do mundo, “desejos são as coisas que você quer que podem te impedir de alcançar os seus objetivos”.

Você pode sonhar com uma aposentadoria tranquila, mas viver fazendo compras online. Você pode sonhar em perder aqueles 5 kg, mas não conseguir resistir à sobremesa. Seus desejos de curto prazo só  deixam você mais distante dos seus sonhos de longo prazo.

Por isso, comece hoje. Liste todos os seus sonhos e trace os planos para transformá-los em objetivos. É simples assim. Para ajudar, comece a identificar e a listar também todos os desejos de curto prazo que se tornam armadilhas para os seus grandes objetivos. E o principal: não deixe que ninguém te atrapalhe. Inclusive você.

Continua após a publicidade

Leia também: Quer enriquecer? Fique de olho na sua motivação

Independência financeira é arma contra violência doméstica

VOTE no Prêmio CLAUDIA e escolha mulheres que se destacaram

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.