Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Imagem Blog

Kika Gama Lobo Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Atitude 50
Focada na maturidade como plataforma pessoal, a jornalista Kika Gama Lobo escreve sobre as sensações e barreiras que as mulheres de 50 anos vivenciam
Continua após publicidade

Dureza na vida madura

É uma constatação cruel, pois quando eles mais precisam, seus rendimentos minguam enquanto suas contas aumentam com remédios, diaristas, acompanhantes

Por Kika Gama Lobo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
1 ago 2018, 14h15

Levei um choque quando fui ao banco. O tal endividamento da idade madura, até então manchete de jornal, tornou-se uma realidade próxima. E lá estavam empréstimos, consignados, cheques-custódia, compromissadas, limite especial nas alturas. Fiquei com sangue nos olhos.

A vítima, da minha família, teve seu salário de aposentada, subtraído em muitos zeros, pela lábia dos produtos financeiros dos bancos brasileiros. Acredito que toda família deve olhar e controlar de perto a conta bancária de seus idosos, sobretudo dos aposentados com salário mensal provido pelo INSS ou pelo empregador antigo. São os mais roubados.

É uma constatação cruel, pois quando eles mais precisam, seus rendimentos minguam enquanto suas contas aumentam com remédios, diaristas, acompanhantes ou mesmo com comida, ajuda aos netos e até aos filhos -tudo sem controle, sem supervisão, sem planejamento. Isso fora os trotes na madrugada, os truques cotidianos, os golpes diários, vítimas inocentes e inseguras – despreparadas e abusadas por todo um sistema financeiro perverso.

Mas fui além nesta minha saga Sherlock Holmes em meio a papelada desorganizada e descobri abusos em contas de farmácia, mercadinho do bairro, compras por impulso em lojas e televisão, em uma solidão que gerou uma compulsão por adquirir joias, panelas, eletrodomésticos – todos eles inúteis e jamais usados.

Continua após a publicidade

Outro traço triste é o acúmulo de roupas que nunca serão vestidas; muitas com etiquetas; geladeira com comida acumulada e já podre e gavetas, prateleiras entulhadas de remédios vencidos, odor de urina em casa e uma sensação medonha de abandono.

O que mais choca, porém, é que no mês anterior essa pessoa parecia super dona de sua razão, de sua vida, de suas posses. É algo avassalador descobrir que somos passageiros, porém, antes de morrermos, há, por vezes, uma falência mental tristíssima, uma leve demência que só aumentará e que nunca perceberemos, pois nossos olhos estarão cegos para nossa impotência para a vida civil.

Resta a cada um rezar por alguém que nos alerte a tempo e nos dê a chance de permanecermos minimamente maduros e pedirmos ajuda. Como diz Andrea Pachá, minha amiga juíza: “a vida não é justa”.

Continua após a publicidade

Leia também: As mulheres presentes no casamento

Kolinda X Brigitte

Já votou no Prêmio CLAUDIA? Escolha mulheres que se destacaram

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.