Clique e assine com até 75% de desconto
Ana Fontes Por EMPREENDEDORISMO FEMININO Empreendedora, especialista em empreendedorismo feminino. Fundadora da Rede Mulher Empreendedora, do Instituto Rede Mulher Empreendedora, da Virada Empreendedora e co-fundadora da Herd Aceleradora. É professora do Insper e faz consultoria para empresas como Itaú, FGV e Goldman Sachs.

Mais que um evento de empreendedorismo feminino

"A diversidade e inclusão foi mais que o tema do Fórum, ele foi a realidade vivida e experimentada por todos que estiveram ali"

Por Ana Fontes 22 out 2018, 11h17

Já faz quase dez anos que venho desbravando o ecossistema empreendedor e acredito que tenho contribuído muito para que ele se torne mais acessível, aberto e que encoraje mulheres que queiram abrir seus negócios ou a pensar nele como uma oportunidade viável.

Como fundadora da primeira e maior rede de empreendedorismo feminino do Brasil posso dizer que promovo há 8 anos um evento especial para mulheres empreendedoras, mas especificamente neste ano, acredito que promovemos mais que isso. O Fórum Empreendedoras aconteceu em setembro e reuniu mais de 2500 mulheres, negócios sociais, entidades públicas e privadas e empresas parceiras que compactuam com nossos propósitos e que nos vinculam na mesma direção: apoiar as decisões das mulheres, sejam quais forem!

E foi com esse movimento de mudança e apoio que conseguimos, nos dois dias, ter palestrantes do Brasil inteiro reunidos com propósitos únicos de gerar conteúdo relevante para essas mulheres. E o cenário foi encantador: mulheres interessadas, engajadas, afoitas por conhecimento e conteúdos que as levassem ao patamar profissional no empreender. E tenho a convicção que entregamos isso no mais alto nível de conteúdo. Só neste evento batemos o recorde de mentorias realizadas: foram mais de 350 mulheres atendidas e ouvidas, que puderam sair de lá com suas dúvidas sanadas e orientações garantidas para seguirem um caminho no empreender, nos seus sonhos.

Um outro indicador que me deixou feliz e realizada foi ver que muitas mulheres levaram seus filhos pequenos ao evento, amamentaram, ficaram livres e puderam assistir o conteúdo que escolheram para ajudá-las no que decidirem “ser”. A presença de mulheres trans, refugiadas, de movimentos livres de preconceitos e padrões de belezas, raças, crenças e principalmente dos homens, tanto nos painéis quanto misturados ao público, me faz acreditar que estamos no caminho certo.

Lançamos durante o evento uma Hashtag que “mexeu” com todas durante os dois dias: #EU MANDO! Na qual enfatizamos que somos e apoiamos a escolha das mulheres, e isso nos posicionou ainda mais no que acreditamos: independentemente das decisões que cada uma tomar, estaremos sempre ao lado delas! E tivemos a certeza de que todas aceitaram esse pacto, com as mensagens deixadas nos dois grandes murais que colocamos a disposição para que todas assinassem e compactuassem conosco esse compromisso! Foi lindo!

A diversidade e inclusão foi mais que o tema do Fórum, ele foi a realidade vivida e experimentada por todos que estiveram ali. E que venham mais eventos como esse! Teremos muito mais a entregar em 2019!

Leia também: Os três “ganhas” de uma negociação

A lembrança que quero no dia 8 de março

Siga CLAUDIA no Instagram

Continua após a publicidade
Publicidade