Beleza que impulsiona mulheres
Como a Mary Kay transforma empreendedorismo feminino em impacto social, educação e liderança
Em 1963, quando o mundo dos negócios ainda tinha as portas quase sempre fechadas para as mulheres, uma decisão mudou o curso de muitas histórias. Mary Kay Ash não criou apenas uma empresa, ela inaugurou um novo jeito de trabalhar, liderar e sonhar. Ao desafiar estruturas dominadas por homens, mostrou que independência financeira, propósito e realização pessoal podiam caminhar juntos.
Presente em mais de 40 mercados e com milhões de Consultoras de Beleza Independentes em todo o mundo, a companhia reforça um posicionamento construído desde o início de sua trajetória, como destaca Rosana Bonazzi, vice-presidente de vendas e digital da marca no Brasil. “O empoderamento feminino está no DNA da Mary Kay desde a sua fundação. Criada por uma mulher visionária com o propósito de transformar vidas, independentemente da idade, posição social ou econômica, a marca mantém vivo, todos os dias, o compromisso de inspirar e impulsionar mulheres ao redor do mundo.”
Mais de seis décadas depois, o empreendedorismo feminino brasileiro vive um momento expansivo. De acordo com dados levantados pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), no último trimestre de 2024, 10,4 milhões de mulheres estavam à frente de seus próprios negócios, um recorde na série histórica, que representa crescimento de aproximadamente 42% no período de 2012 a 2024.
Um legado que atravessa gerações
Desenhado para apoiar a profissionalização das Consultoras de Beleza Independentes, o Seminário Anual Viva Mary Kay 2026 reuniu cerca de 5 000 participantes entre os dias 17 e 19 de janeiro, em São Paulo, consolidando-se como uma experiência imersiva que conectou negócios, empreendedorismo feminino e propósito. Ao longo de três dias, o encontro promoveu vivências práticas e inspiradoras, alinhadas à jornada empreendedora da marca.
O público participou de experiências que exploraram os principais pilares da Mary Kay: Cuidados com a Pele, Fragrâncias, Maquiagem e Reconhecimento, reforçando a beleza como um caminho de transformação, aprendizado e geração de oportunidades. Em vivências práticas, as participantes mergulharam nos conceitos e diferenciais dos produtos, aplicando suas expertises de forma estratégica e conectada à jornada empreendedora.
“Este encontro anual reforça que a Mary Kay vai muito além da venda de cosméticos. A companhia atua na criação de oportunidades reais, promovendo autonomia, desenvolvimento pessoal e transformação de vidas por meio do empreendedorismo”, afirma Rosana Bonazzi.
O evento também contou com espaços de alto engajamento, como o Hall do Reconhecimento, o Circuito das Estrelas e o Ambiente Cortes 2026, que permitiram às consultoras visualizarem metas, prêmios e possibilidades de crescimento.
Empreendedorismo com propósito
Reforçando seu compromisso com o impacto social, o Instituto Mary Kay promoveu iniciativas ao longo do evento. Os fundos apoiam causas voltadas ao enfrentamento de diferentes tipos de câncer que afetam as mulheres, à oferta de cuidados e apoio público feminino e suas famílias, além do embelezamento das comunidades em que estão inseridas.
Inspirada na ação Live de Batom, por Elas, vencedora do Guinness World Records, realizada em dezembro de 2025 em parceria com a Associação Fala Mulher, a marca levou ao evento um desdobramento presencial da iniciativa, desta vez com o Instituto Protea, com foco na arrecadação de recursos voltados ao acolhimento e apoio a mulheres que enfrentam o câncer de mama.
Na dinâmica, a cada 15 participantes aplicando simultaneamente produtos da companhia, era viabilizada uma mamografia ou ação de prevenção ao câncer de mama. A mobilização gerou uma previsão de impacto de até 200 exames em parceria com o Protea. “Na Mary Kay, temos um pilar social fundamental, sustentado pelo compromisso de transformar a vida das mulheres para além da venda de cosméticos. Esse movimento está diretamente ligado à promoção da autonomia, da qualidade de vida e da geração de oportunidades, princípios presentes desde o primeiro dia da marca e que, até hoje, moldam quem somos”, afirma Vick Gallo, vice-presidente de marketing da Mary Kay Brasil.
Durante o evento, Vick e Rafaella Malta, gerente de branding e comunicação, representaram a marca na entrega do cheque correspondente aos recursos arrecadados na Live do Batom à Associação Fala Mulher. A iniciativa reforça a atuação contínua da empresa no enfrentamento da violência contra a mulher e no apoio a causas sociais transformadoras.
Quando beleza vira oportunidade
O Seminário Viva Mary Kay 2026 consolida a companhia como uma referência global em empoderamento feminino, educação e liderança. Mais do que um evento, o encontro é uma plataforma estratégica de desenvolvimento do empreendedorismo feminino, ao integrar capacitação contínua, inovação, reconhecimento e protagonismo das mulheres.
Ao investir de forma consistente nesses pilares, a Mary Kay fortalece um modelo de crescimento sustentável e de longo prazo, no qual a geração de oportunidades econômicas caminha lado a lado com impacto social real, traduzindo propósito em ação e reforçando o papel das mulheres como líderes de seu próprio futuro.







