Clique e Assine CLAUDIA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Você sabe quais são as causas da pele sensível?

Fatores externos e internos podem afetar diretamente o funcionamento e as defesas do seu corpo

Por Estúdio ABC
Atualizado em 12 abr 2024, 10h27 - Publicado em 23 Maio 2016, 10h20

Já pensou na importância da pele? Considerado o maior órgão do corpo humano, o tecido é a principal barreira de proteção contra substâncias prejudiciais. É, também, o que evita a perda de água, mantendo o organismo e as células hidratadas.

Muito disso é realizado pela barreira hidrolipídica, a camada superficial feita de água e gordura e que faz as vezes de protetor natural da nossa pele. Contudo, alguns fatores podem enfraquecer essa defesa, deixando a pele vulnerável, sensível e irritada. Listamos as principais razões que podem causar esse problema:

1.Fatores ambientais
Manter o ar condicionado congelante no verão resseca e sensibiliza a pele. A exposição à poluição urbana, à poeira e ao cigarro também enfraquece a barreira hidrolipídica, deixando-a vulnerável.

2. Produtos de limpeza
É comum que eles tenham substâncias químicas que removem a oleosidade natural da pele, deixando-a mais sensível. Prefira, portanto, as versões com agentes suaves e sem fragrância, que costumam ser menos irritantes.

3. Desequilíbrio hormonal
Comum entre mulheres, ele pode surgir em determinados períodos da vida (adolescência ou puberdade) ou ser causado por fatores como estresse, TPM e gravidez. Em todos os casos, essa falta de sintonia pode reduzir a eficácia da barreira hidrolipídica, provocando ressecamento e sensibilidade excessiva na pele.

Continua após a publicidade

4. Alergias e condições preexistentes
Algumas pessoas são mais propensas a ter uma pele sensível. É o caso de quem sofre com doenças como acne, rosácea ou dermatite atópica. Alergias alimentares, como a intolerância ao glúten e à lactose, quando não tratadas, também podem causar inflamações, irritação e coceiras intensas na pele.

5. Falta de água e nutrientes
Uma dieta pobre em vitaminas e minerais e a baixa ingestão de líquidos deixa a pele em situação de emergência. Ou seja, ela se estressa com a falta de recursos para se manter saudável e começa a economizá-los – um processo que a deixa mais vulnerável aos fatores ambientais. Para evitar esse quadro, tente incluir alimentos coloridos em sua dieta e beba, pelo menos, 2 litros de água todos os dias.

Potencialize a hidratação

A pele sensível é uma das que mais necessitam de cuidados e pede um reforço no ritual diário de hidratação. Para ajudar você nessa tarefa, a Stiefel criou a linha Fisiogel®, com cremes hidratantes e restauradores da pele recomendados por dermatologistas em todo o mundo. Disponíveis nas versões A.I. Ação Calmante e Terapia de Hidratação Diária, os produtos têm a tecnologia BioMimic, que age naturalmente para restaurar a barreira hidrolipídica da pele seca e sensível, deixando-a mais hidratada e saudável. Para saber mais sobre esses cuidados, acesse o site ou procure pela hashtag #EscuteSuaPele.

*Quer saber mais sobre cuidados com a pele? Confira o especial Escute sua pele

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 14,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.