Spa em casa: cinco rituais e os produtos para você fazer sozinha

Que tal recarregar as energias? Sugerimos cinco rituais que unem relaxamento e beleza para você fazer sem sair de casa. Confira, ainda, nossa seleção de produtos para inspirar e incrementar esse momento especial.

Xô inchaço

Para combater o inchaço, vá de drenagem linfática! “O segredo está em fazer movimentos que conduzam as toxinas e o excesso de líquido para os gânglios linfáticos, localizados na axila e na virilha, por exemplo”, explica a fisioterapeuta Fátima Braule, do Donne Spa Leblon, no Rio de Janeiro. O melhor momento para fazê-la em casa é logo após o banho, já que nessa hora a pele absorve melhor os cosméticos que são usados durante o procedimento. Aliás, segundo a especialista, é bom investir em produtos com ativos que tenham efeito drenante, como a cafeína e a centelha asiática. Para aplicar a técnica na barriga, posicione as mãos na cintura e pressione a área deslizando-as até o umbigo e, depois, até a virilha. Repita o movimento cinco vezes. Nos glúteos, use os três dedos do meio para pressionar a área entre o bumbum e a coxa, fazendo movimentos ascendentes até o alto dos glúteos. Repita oito vezes. Para drenar as pernas, envolva a coxa com as mãos e deslize apenas os polegares em direção aos joelhos e apalpe a região atrás deles. Repita cinco vezes. Deslize as mãos pela parte da frente da perna até o pé e suba até a área atrás dos joelhos. Massageadores tornam o procedimento mais prático e ajudam a ativar a circulação.

 

Pés nas nuvens

 
O clássico escalda-pés é perfeito para relaxar e ativar a circulação após períodos cansativos, como uma festa. Para fazê-lo, escolha um local tranquilo e coloque uma música calma para tocar. Cubra o fundo de uma bacia grande com bolinhas de gude, que terão a missão de massagear a sola dos pés, e despeje água morna, o suficiente para cobrir os tornozelos. “Adicione duas colheres de sais de banho e gotas de óleo essencial, como alecrim, que irão combater o inchaço das pernas”, diz Marcela Rizzo Lico, naturóloga do Otris SPA Urbano, em São Paulo. Sente-se em uma poltrona confortável e deixe os pés submersos na água por cerca de 15 minutos. Seque-os e aplique um bom hidratante específico para essa região.

 

Banho relax

 
Banho é sinônimo de relaxamento, certo? Que tal potencializar o efeito com uma massagem facial? “O ritual ajuda a melhorar o tônus muscular da face”, diz Juliana dos Santos, supervisora do Buddha Spa, em São Paulo. Faça assim: comece soltando a musculatura do pescoço inclinando-o de um lado para o outro, para cima e para baixo. Massageie o couro cabeludo e pressione as palmas das mãos nas laterais da cabeça. Faça movimentos circulares com as pontas dos dedos em todo o rosto e deslize-os do centro às laterais. Com o indicador e o dedo médio, pressione a região do maxilar e o contorno das bochechas. Após sair do banho, aplique um hidratante no rosto e um creme específico para a região dos olhos.

 

 

Pele de bebê

 
Remover as células mortas deixa a pele macia e pronta para receber melhor qualquer tratamento cosmético. Mariana Necho, coordenadora do spa do Espaço Nirvana, no Rio de Janeiro, sugere uma fórmula supernatural para você fazer uma boa esfoliação corporal. Misture 1 colher (sopa) de erva-doce, 2 colheres (sopa) de alecrim e 1 colher (sopa) de camomila. Triture tudo no liquidificador e reserve. Aplique um óleo corporal na pele e salpique as ervas, fazendo fricções circulares em todas as áreas do corpo, sobretudo nas mais secas. Passe pela ducha para retirar os resíduos e, após se secar, aplique mais uma camada do óleo. “Vale também fazer um chá de ervas e usá-lo para enxaguar o corpo no final”, sugere Mariana.
 
 

Rosto radiante

 
Quer deixar a pele do rosto com aquele brilho radiante e saudável? A esteticista Roseli Siqueira, de São Paulo, ensina a receita de uma máscara feita com ingredientes que, certamente, você já tem na cozinha. “A aveia é super-hidratante, o mel tem efeito tensor e o iogurte ajuda a clarear manchas. Vale usar uma vez por semana”, indica Roseli. Misture 2 colheres (sopa) de aveia em flocos, 1 colher (sobremesa) de mel e acrescente o iogurte natural aos poucos até obter uma pasta homogênea. Aplique imediatamente em todo o rosto previamente limpo e tonificado. Deixe agir por 20 minutos e retire delicadamente com água morna e, se preciso, com o auxílio de um algodão ou uma esponja macia.
 
 

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s