Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Saiba como disfarçar cada tipo de olheira

Elas deixam a aparência cansada, abatida e derrubam qualquer produção. Veja como identificar a sua olheira, como escolher e usar maquiagem certa para disfarçar os círculos escuros embaixo dos olhos

Por Fernanda Cury (colaboradora)
Atualizado em 14 jan 2020, 19h47 - Publicado em 24 fev 2015, 10h00

Basta uma noite mal dormida ou um dia de dieta radical para as olheiras aparecerem. E não são só essas as causas do problema: segundo a dermatologista Silvia Zimbres (SP), doenças respiratórias ou muito sol também podem provocar as terríveis manchas. Já no caso de Amanda, integrante do Big Brother Brasil, elas são permanentes e, segundo especialistas, têm causa genética. Em muitos casos, no entanto, é possível atenuar bem as olheiras com um tratamento adequado, que deve ser indicado pelo dermatologista. O peeling químico, por exemplo, clareia a região escura abaixo dos olhos, removendo as células mortas da superfície e, de quebra, estimulando a produção de colágeno e elastina. Depois do procedimento, os cosméticos até penetram melhor. Veja a seguir o que fazer para ficar livre desse tormento!

Identifique seu tipo de olheira

Olheiras constitucionais

São fundas e de coloração acastanhada. Comuns em pessoas de origem indiana e árabe, as manchas costumam ser resistentes aos tratamentos. É o caso da BBB Amanda. O jeito, para ela, é disfarçar.

Olheiras melânicas

Causadas pelo aumento da pigmentação da pele ao redor dos olhos. Isso ocorre pelo excesso de sol ou pelo estímulo hormonal durante a menstruação, por exemplo. Os tratamentos de clareamento ajudam.

Olheiras sanguíneas

Arroxeadas, são provocadas pelo acúmulo de sangue na região. Para tratá-las, o ideal é favorecer a circulação sanguínea na área, com massagens suaves e cremes. Nunca passe o produto puxando a pele!

Continua após a publicidade

Olheiras vasculares

Azuladas, são consequência do excesso de retenção de fluidos, do estresse e do cansaço. “Os tratamentos para aumentar a circulação sanguínea também apresentam bons resultados”, diz Silvia Zimbres.

Cremes poderosos

  • Extrato de chá-verde: é antioxidante e melhora a circulação sanguínea.
  • Ácido múcico: faz uma drenagem dos líquidos ao redor dos olhos.
  • Cafeína, ginkgo biloba e arnica: têm ação drenante e ativam a circulação.
  • Vitamina C, arbutin e ácido kójico: apresentam efeito suavizante e clareador.

Mude seus hábitos

  • Procure um dermatologista para tratar a área. Muitas vezes o uso de um creme adequado já resolve o problema.
  • Ao aplicar o produto, faça pressão com o dedo anular do canto interno para o externo do olho.
  • Faça compressas com algodão umedecido em chá de camomila ou hortelã gelado para acalmar a região. “Procure deitar e relaxe, deixando a compressa agir por uns dez minutos”, sugere Raphaella.

Use a maquiagem do jeito certo

Escolha um corretivo um pouco mais claro que a sua base e que combine com o seu tom de pele. “A escolha certa só acontece por tentativa e erro, então use um espelho para os testes: basta prestar atenção e ver se o seu rosto parece iluminado ou se você ficou com duas bolas brancas em volta dos olhos”, ensina a maquiadora Raphaella Bahia (RJ).

Continua após a publicidade

O ideal é investir em mais de um corretivo, para se adequar às necessidades da sua pele. Em certos dias ela está mais clara ou mais bronzeada, com mais ou menos acne. Um truque é usar um corretivo verde quando o objetivo for cobrir pontos avermelhados, como espinhas. Se quiser disfarçar olheiras arroxeadas, aplique um corretivo amarelo. A mancha é marrom? Opte por um produto vermelho ou em tom de coral. Prefira os corretivos líquidos, que ajudam a hidratar a região.

  1. Aplique o produto dando leves batidinhas com as pontas dos dedos, delicadamente.
  2. Passe o corretivo também no cantinho interno dos olhos e na pálpebra superior.
  3. Finalize com base e pó facial. Mas cuidado com o excesso de maquiagem! Ele pode realçar o defeitinho que você queria esconder.
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.