Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

O que é o retinol? Ativo pode potencializar seu skincare

Ele virou queridinho nas fórmulas de séruns e cremes, e pode ser usado na prevenção do envelhecimento da pele e para atenuar linhas de expressão

Por Ana Luiza Cardoso
3 jul 2023, 09h56

Ativo famoso entre produtos de skincare, o retinol é recomendado principalmente pela sua ação contra o envelhecimento da pele. A substância, que pode ser encontrada em forma de creme, gel e sérum, por exemplo, é derivada do ácido retinóico (que é mais potente) e promove uma renovação celular. 

“Ele consegue atrasar o surgimento ou dar uma atenuada em linhas de expressão mais suaves. É claro que não será como o botox, mas ajuda”, explica a dermatologista Paola Pomerantzeff, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). 

A médica conta ainda que o retinol pode ser usado para clareamento da pele devido à sua ação de renovação celular, mas isso ocorre de forma indireta. Já quando combinado a um produto especializado para retirar manchas, ele pode potencializar a ação clareadora. No entanto, Pomerantzeff destaca os riscos do uso do retinol sem orientação ou por pessoas com pele sensível. 

ácidos skincare
Ácidos são grandes aliados do skincare. (Chill Jane/Pexels)

“Ele é usado para prevenção do envelhecimento da pele. É eficiente e o que mais faz é a renovação celular”, disse. “Causa menos efeitos colaterais [quando comparado ao ácido retinóico], mas também pode provocar descamação da pele, vermelhidão, mas é mais raro”. 

Continua após a publicidade

Em casos de pele sensível, ela orienta o uso do retinol após a aplicação de hidratante com ácido hialurônico, por exemplo, para maior proteção física. 

Outro alerta é para produtos que possuem retinol e são direcionados para a região dos olhos, que é mais delicada e propensa a irritações. “É uma área mais sensível, portanto tem que tomar mais cuidado com esses cremes de retinol”, disse. 

O retinol é mais indicado para uso noturno, mas, segundo a médica, alguns cremes novos no mercado tem proteção solar e podem ser usados também durante o dia. Já a frequência de aplicação, que pode ser todas as noites ou em dias alternados, vai ser determinada pelo tipo de pele e a concentração do ativo no creme. Após o uso, pela manhã, é recomendado proteger a pele do sol.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.