Clique e assine com até 75% de desconto

Lipo LAD e o polêmico debate sobre a romantização das cirurgias plásticas

A Lipoaspiração em Alta Definição, ou Lipo HD, faz sucesso entre as celebridades e vem aquecendo o debate sobre pressão estética

Por Da Redação Atualizado em 30 out 2020, 12h46 - Publicado em 30 out 2020, 13h30

A lipoaspiração HD, ou lipo LAD, virou um tema recorrente nas redes sociais nas últimas semanas. Isso porque o procedimento estético virou “moda” entre as influenciadoras digitais  Ludmilla, Brunna Gonçalves, Virgínia Fonseca e Giovanna Chaves, por exemplo, aderiram à cirurgia. No entanto, o debate gerado é sobre a possível romantização das cirurgias plásticas.

Fernanda Concon, que interpretou Alícia na novela Carrossel, foi uma das pessoas que usaram as redes sociais para se posicionarem sobre o assunto. A atriz criticou a romantização e a naturalização da lipo LAD, entre outras cirurgias plásticas, em seu Instagram.

“Realizar a cirurgia plástica não é o mal em si da coisa, se é algo que te incomoda emocionalmente, você já pensou muito sobre, já fez ressalvas e balanços da cirurgia e não vai colocar em risco sua saúde e/ou sua condição financeira, ok, faça”, começou. “Mas qual é o fenômeno que se expandiu com a internet? A naturalização e a romantização das cirurgias plásticas e a criação da necessidade em pessoas que jamais teriam tido elas se não tivessem visto na internet”, opinou.

A atriz Fernanda Concon foi uma das pessoas que se posicionou sobre a lipo LAD Instagram/Reprodução

Fernanda também criticou que as influenciadoras não costumam falar dos riscos da cirurgia para seus seguidores e nem falam o real motivo pelo qual fizeram o procedimento.

“São pessoas de muita influência apresentando para o seu público as cirurgias plásticas como soluções simples e eficazes para problemas que vão, muitas vezes, além do estético. Sem ao menos criar uma conscientização, ou seja, explicar os reais motivos de estar fazendo a cirurgia, alertar sobre a reflexão que precisa ser feita antes de tomar a decisão, falar dos riscos da cirurgia”, declarou ela.

Fernanda compilou todos os stories em um IGTV sobre seu posicionamento. Assista a seguir:

View this post on Instagram

copilei todos os stories pra deixar aqui registrado!

A post shared by Fernanda Concon (@fernandaconcon) on

A Lipoaspiração HD também é conhecida como LAD, que significa Lipoaspiração de Alta Definição. O objetivo da cirurgia é igual ao procedimento cirúrgico tradicional: aspirar a gordura abaixo da pele.

O diferencial do novo procedimento é a tecnologia usada para valorização das regiões de transição das musculaturas do abdômen, tórax, braços, coxas ou costas. O cirurgião consegue remover os depósitos de gordura localizada e utilizar as células de gordura autógena para destacar os músculos. Isso faz com que a região escolhida fique com um aspecto mais tonificado.

Nas redes sociais, há um grande debate e críticas ao procedimento. Internautas consideram que é mais uma forma de exercer pressão estética sobre as mulheres e que influenciadoras e famosas, ao publicarem que fizeram o procedimento sem alertar sobre os riscos e conscientizar sobre as consequências dos padrões de beleza impostos pela sociedade, incentivam que mais garotas e mulheres se submetam à lipoaspiração.

Continua após a publicidade

Continua após a publicidade

Continua após a publicidade

Continua após a publicidade

Continua após a publicidade

Vale lembrar que é seu direito fazer o procedimento estético que desejar, desde que realmente esteja sentindo à vontade para isso. No entanto, também é preciso levantar o debate sobre a pressão estética existente em torno dos corpos femininos, que impõe padrões de beleza muitas vezes inalcançáveis.

Estou com câncer de mama. E agora?

 

Continua após a publicidade
Publicidade