10 erros que você pode estar cometendo com a máscara para cílios
Vem ver quais são os deslizes mais comuns e aprenda a fugir de cada um deles!
Na teoria, a máscara para cílios deveria ser um dos produtos mais simples do mundo da maquiagem. Capaz de dar um up em qualquer produção, o queridinho da mulherada, no entanto, pode se tornar um grande vilão e acabar estragando o olhar de qualquer uma. Confira dicas de especialistas sobre quais são os erros mais comuns que envolvem o rímel – entre escolha, aplicação e remoção – e fuja de cada um deles!
1. Não escolher a máscara perfeita
Existem funções distintas para cada tipo de rímel e é preciso optar por aquele que atende todas as suas necessidades. “Você também pode aplicar dois diferentes para criar um efeito específico. Nesse caso, é interessante usar um com textura mais consistente, que vai ajudar a dar volume, e outro com textura mais leve, para pentear e alongar os fios”, orienta Chloé Gaya, maquiadora e consultora de imagem do Jacques Janine.
2. Não saber qual formato do aplicador é o ideal
Além da fórmula do produto, grande parte do efeito da máscara é obtido pelo formato do aplicador, que faz toda diferença. “Ele determina como os pelos serão penteados e ajuda muito a alcançar o acabamento desejado para a maquiagem”, explica. De acordo com a especialista, existem inúmeros tipos de aplicadores e cada marca oferece um acabamento diferente. Os mais comuns são:
- Os mais finos e com cerdas menores, para alongar os fios
- Os mais “gordinhos”, com cerdas mais longas, para dar volume
- Os que têm uma bolinha na ponta, como se fosse um ouriço, que ajudam a alcançar a parte interna dos olhos e os fios menores
- Os curvados, que facilitam a aplicação e alcançam os fios mais difíceis
3. A máscara está velha demais ou até mesmo vencida
Se você não consegue enxergar a data de validade do produto, ele próprio é capaz de dar alguns sinais de que já não serve mais para uso. O aplicador fica opaco e o rímel, muito seco, chegando a esfarelar. “A máscara vencida não fixa nos pelos dos cílios por estar muito ressecada. Além disso, é um risco usar o produto fora do prazo de validade, pois você pode desenvolver alergias nos olhos, que é uma região muito delicada e sensível do rosto”, alerta Chloé.
4. Bombear o aplicador na embalagem muitas vezes
Esse hábito pode ser prejudicial à máscara para cílios por facilitar a entrada de ar dentro da embalagem. “Isso faz com que ela seque com maior facilidade. Quando for retirar o aplicador, a dica é sempre passá-lo nas laterais do tubo, raspando o acúmulo de produto”, ensina a profissional.
5. Compartilhar o rímel com outras pessoas
“Não aconselho compartilhar a máscara para cílios com as amigas, pois, se alguma delas tiver infecções, coceira ou irritação nos olhos, você pode se contaminar”, aconselha Chloé.
6. Empurrar os cílios ou esfregar o aplicador
“Após aplicar a sombra nos olhos, levante o queixo e olhe para baixo pelo espelho. Dessa forma, você evita borrões nas pálpebras. Na hora de usar a máscara, coloque-a na raiz dos cílios superiores, para garantir o perfeito encaixe do aplicador nos cílios e combinar a fórmula ao efeito. Então, faça movimentos de ‘zigue-zague’ em toda extensão, até as pontas. Em alguns pelos ‘mais deitadinhos’, quando é preciso curvatura, costumo empurrar os cílios para cima e segurar, até perceber que o produto secou naquela posição. Em caso de erro, não se preocupe: deixe secar e, com um cotonete limpo, remova sem complicações”, revela Paloma Vale, master beauty da Jafra Cosméticos.
7. Ignorar a raiz dos cílios durante a aplicação
“A máscara deve ser aplicada em toda extensão dos cílios, o que garante o máximo efeito do produto: alongamento, curvatura ou volume. Além disso, se usada da raiz às pontas, ela oferece a sensação de mais cílios”, instrui.
8. Esquecer os cílios inferiores
Segundo Paloma Vale, a maquiagem não é um acessório, mas uma forma de expressão. “Para o dia a dia, o truque é aplicar a máscara nos cílios superiores, tocando a tinta com os dedos, dando leves batidinhas para marcar e colorir os cílios inferiores. Para um look dramático, abuse do produto nos cílios superiores e inferiores, sempre em movimento ‘zigue-zague'”, opina.
9. Passar camadas além do necessário
O número de aplicações ideal vai depender do resultado desejado e do papel que essa maquiagem precisa desempenhar. “Para o dia, você pode fazer uma ou duas aplicações. Para a noite ou para obter um efeito dramático, aplique de três a quatro camadas. No dia a dia, a recomendação é passar a máscara na parte interior dos cílios, da raiz às pontas. Esse movimento deixa o olhar mais expressivo! Quando utilizar cílios postiços ou curvex, aplique a máscara nos dois lados dos pelos. Neste último caso, é preciso selar as partes para garantir o efeito do acessório”, recomenda Paloma.
10. Não remover adequadamente a máscara
É essencial ressaltar que tão importante quanto a aplicação é a remoção. “Use um demaquilante específico para área dos olhos. Com um pedaço de algodão, faça movimentos de cima para baixo por toda a extensão dos cílios, retirando os resíduos desde a raiz, sem precisar esfregar”, indica Paloma.