Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Envelhecimento precoce: 5 causas que podem afetar todas nós

Veja o que dizem os especialistas e quais as novas descobertas relacionadas aos principais causadores de manchas, rugas e flacidez

Por Fernanda Morelli Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
12 jan 2017, 20h59
Sweet food sugar make us happy. Smiling woman holds cake chocolate muffin in hand blue background (ThinkStock/)
Continua após publicidade

Manchas, rugas e flacidez são sinais naturais de envelhecimento da pele e ninguém está livre disso. Mas alguns hábitos – bem comuns em nosso dia a dia – acabam acelerando (muito mais do que podemos imaginar) esse processo. No último congresso médico “5CC”, em Barcelona, esse foi um dos assuntos mais discutidos. A brincadeira, lá fora, é que coincidentemente todos os agentes causadores começam com a letra s (nas palavras em inglês: sun, sugar, stress, sleep e smoking). Brincadeiras a parte, veja quais são eles e entenda por que eles merecem sua atenção:

1.Sol Não é novidade para ninguém que a exposição aos raios solares acelera o surgimento de rugas, manchas e flacidez. Isso acontece porque eles causam danos no DNA das células, que perdem parte de sua defesa e deixam de agir da forma como deveriam (para manter a pele lisinha e sem manchas). Isso sem contar os danos mais profundos, como possíveis inflamações e até câncer de pele. “Hoje já não se fala mais em filtro solar cuja proteção não seja de amplo espectro. Para que ela seja eficiente, deve barrar as radiações UVA e UVB, mas também proteger da luz visível e infravermelha”, afirma a dermatologista Claudia Marçal, de Campinas.

2. Açúcar “A ingestão de açúcar em excesso na dieta colabora para um processo de glicação, que é quando nossas fibras de colágeno e elastina endurecem por reagirem com esses açúcares”, explica Claudia Marçal. Segundo a especialista, esse processo rouba a maleabilidade da pele, essencial para mantê-la firme. O excesso pode, ainda, causar inflamações que interfiram na volumetria natural da face. Mas claro que, com moderação, um docinho aqui outro ali não faz mal a ninguém.

3. Estresse “Uma pele que vive sobre descargas constantes de adrenalina e outros hormônios como cortisol e prolactina, potencializam o estado inflamatório no tecido cutâneo e fazem com que nossas células tenham as atividades diminuídas”, explica. Em outras palavras, o stress pode causar inflamações agudas que interferem na longevidade das células, levando ao envelhecimento precoce.

4. Sono Ou melhor: a falta dele. Isso porque é durante a noite que o metabolismo celular trabalha para reparar as agressões (mesmo as inevitáveis) sofridas ao longo do dia, como raios solares, luz do computador e do celular, alterações hormonais, entre outras. “Então isso afeta a produção natural de melatonina que conjuntamente com Glutationa, Superoxido Dismutase e Catalase fazem parte da defesa natural do nosso organismo contra os radicais livres e agentes causados do envelhecimento”, esclarece Claudia Marçal.

Continua após a publicidade

5. Fumo A ligação do cigarro com o envelhecimento está no processo de vasoconstrição (contração de vasos sanguíneos) que algumas de suas substâncias causam. A questão é que isso diminui o fluxo sanguíneo para o corpo todo, inclusive pele e cabelo. “Na prática, o rosto perde viço e firmeza, também pela falta de oxigenação e nutrição”, finaliza.

 

 

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.