Eis aqui o melhor truque caseiro de todos para fixar suas sobrancelhas

A técnica, que fora do Brasil ganhou o nome de soap brows, é bem mais fácil de colocar em prática do que você imagina.

Se nos anos 90 e início dos 2000 a maior tendência em matéria de sobrancelhas era manter os pelos finíssimos e muito bem arqueados, nos anos 2010, era de visuais mais naturais, as sobrancelhas são cheias, grossas e acompanham o formato do rosto – muitas vezes, sem interferência de pinças ou outros métodos depilatórios.

Nas passarelas e no Instagram, só se veem elas: sobrancelhas “selvagens”, com pelinhos milimetricamente penteados para cima, que parecem não sair do lugar de jeito nenhum. Mas como isso é possível?

Bom, o segredo está (literalmente) nas suas mãos, e não exige investimento em produtos caros nem nada do tipo. O truque favorito dos maquiadores nas semanas de moda nacionais e internacionais (há anos) consiste em usar sabonete em barra em vez de um gel específico para fixar as sobrancelhas. Oi?

A técnica, que fora do Brasil ganhou o nome de “soap brows” (sobrancelhas de sabonete, em tradução literal) e é mania na internet desde 2016, é queridinha dos make up artists por ser prática, duradoura e baratinha. De quebra, o sabonete, ao contrário do gel, não “derrete” com água e suor, e também ajuda a dar aquela ilusão de volume nos pelinhos caso a pessoa tenha sobrancelhas naturalmente mais finas.

Antes de fazer em casa, entretanto, vale seguir algumas dicas: use uma escovinha limpa e macia, própria para pentear as sobrancelhas (dá para lançar mão de um pincel de máscara de cílios que chegou ao fim, após lavá-lo muito bem). Depois, aplique a própria espuma resultante da mistura entre sabonete e água no pincel, e vá penteando os fios com delicadeza, no formato desejado – o ideal é não carregar a escovinha com espuma, mas sim, ir construindo camadas para fixar os pelos.

Ah! E não é para usar todo e qualquer sabonete em barra, viu? A melhor alternativa está em investir nos que têm glicerina na fórmula, por conta do pH baixo que evita irritações na pele, e nos transparentes, para não correr risco de que partículas brancas (ou de outras cores) do sabonete fiquem presas nos pelos.

Por fim, muito cuidado com a combinação de bases de alta cobertura + sabonete, o que pode causar um efeito estranho, e principalmente com a região dos olhos. Não pese na mão na hora de construir as camadas, para que o produto não escorra e acabe entrando no canal lacrimal. E faça uso da técnica com moderação.