Dieta da pele: ficar dois dias sem maquiagem é a nova mania de beleza

Assim como o corpo precisa de um detox alimentar para funcionar melhor, passar dois dias por semana sem maquiagem pode fazer milagres pelo seu rosto. Confira!

Você já deve ter ouvido falar da Dieta (alimentar) 5:2, que ficou famosa por prometer perda de peso rápido. A ideia é limitar o cardápio para 500 calorias por dia, duas vezes alternadas por semana e, nos outros cinco, comer à vontade, o que você quiser. Questionamentos à parte, o conceito ressurge, agora, para determinar a frequência ideal que devemos deixar a pele respirar, para mantê-la sempre jovem e bem cuidada.

De acordo com especialistas, escolher dois dias para ficar sem maquiagem é a frequência ideal para que o efeito dos produtos utilizados nos outros dias não tragam tantos danos. É que não dar essa pausa para a pele pode potencializar os quadros de acne, além de atrapalhar a produção de elastina e colágeno, estruturas que garantem firmeza. “Além disso, a maquiagem cria uma barreira que obstrui os poros, impedindo seu perfeito funcionamento”, diz a dermatologista Claudia Miki, diretora da Clínica Essendi, no Rio de Janeiro.  

Por que dois dias (sem maquiagem)?

“Apesar de não ter uma comprovação científica, deixar a pele livre é sempre positivo. Um dia seria pouco. Com dois já é possível ver mais benefícios”, responde Claudia Miki.

Mas então uma saída não seria simplesmente lavar o rosto? 

Segundo especialistas, mesmo com a higiene, pode ficar algum resíduo de produto que, quando acumulado, leva à obstrução dos poros. Limpar ajuda, sim, e é importante para manter a saúde da pele. Mas não elimina o benefício de dar um descanso.

Ok. Mas não vivo sem maquiagem! Tem alguma opção que deixe a pele respirar melhor?

“O ideal é evitar produtos muito densos e oleosos”, diz a dermatologista Helena Costa, diretora da Clínica Helena Costa (RJ). Além disso, seguir uma rotina rigorosa de limpeza de manhã e à noite, cumprindo todos os passos (limpar, tonificar e hidratar) ajuda a minimizar os danos. Já existem no mercado produtos de maquiagem com diversos ingredientes que, além de maquiar, tratam e hidratam, com ingredientes como vitamina E e ácido hialurônico. O BB e o CC Cream e make mineral também são boas opções.

Benefícios dessa dieta 

  • Os especialistas acreditam que sem essa barreira obstruindo os poros, a renovação celular será mais efetiva. Na prática, isso significa uma pele com mais vida e menores chances de envelhecimento precoce.
  • Com os poros desobstruídos, fica mais fácil manter a oleosidade controlada.
  • Algumas maquiagens podem conter fragrância, conservantes e ingredientes químicos com potencial irritante. Mais um motivo para adotar o descanso.

Dieta da pele em três passos:

1)      Siga diariamente, de manhã e à noite, a rotina básica de limpeza, que é LIMPAR, TONIFICAR E HIDRATAR

2)      Escolha dois dias alternados para deixar a pele respirar. Exemplo: terça e quinta.

3)      Aproveite os dias livres de maquiagem para fazer uma limpeza profunda, com produtos “detox” específicos para o rosto e para usar máscaras hidratantes.