Cronograma capilar: para seu cabelo chegar com tudo no verão

Promessa é dívida: fios mais saudáveis e resistentes em apenas quatro semanas!

Secador e chapinha, tinturas e alisamentos, sol, poluição… O cabelo está exposto a agressões o tempo todo. Pior: quando já sofreu algum tipo de dano, sua capacidade de reagir a elas é menor, já que o fio danificado desperdiça até três vezes mais proteína que o saudável. Isso porque, nessa situação, as cutículas estão abertas, o que resulta no escape de nutrientes essenciais para sua integridade – quase 90% do cabelo é composto de proteínas. “O déficit delas, principalmente da queratina, gera fragilidade, perda de densidade e maior propensão à quebra”, diz Kevin Mancuso, cabeleireiro e diretor criativo da marca de produtos capilares Nexxus, em Nova York. A seguir, um programa de um mês para ter cabelo lindo outra vez.

1ª semana: DETOX

1-semana Xampu Spécifique, Kérastase, 124 reais / Sérum Reparador Encapsulate Caviar, Nexxus, 150 reais

Xampu Spécifique, Kérastase, 124 reais / Sérum Reparador Encapsulate Caviar, Nexxus, 150 reais (/)

Comece o tratamento com uma reeducação capilar, abandonando maus hábitos e adotando outros mais saudáveis. Isso inclui mudar a maneira como você lava e tinge os fios. Prefira colorações menos agressivas, livres de amônia ou à base de ingredientes naturais. O xampu, se mal escolhido, também apresenta risco, já que a higienização pode acabar removendo a oleosidade natural que protege o cabelo. Escolha versões suaves (como o low poo) e finalize com produtos reparadores. Ao menos nesse mês, tente ficar longe da chapinha e do babyliss. Seus fios agradecem!

CUIDE DA ALIMENTAÇÃO
“Dietas restritivas fazem com que o corpo roube os nutrientes do couro cabeludo como mecanismo de sobrevivência”, diz a dermatologista Valéria Marcondes, de São Paulo. Priorize alimentos nutritivos, como frutas, grãos, vegetais e legumes. Nutricosméticos específicos oferecem tudo de que o fio precisa para se fortalecer: biotina, vitaminas do complexo B e zinco, componentes essenciais para a síntese de proteína.

FAÇA UMA RECONSTRUÇÃO
No salão, esse tratamento  começa com uma higienização profunda do couro cabeludo (que ativa a oxigenação das raízes). Então, aplica-se uma máscara capaz de repor parte das proteínas perdidas. Repita o procedimento uma vez por mês ou sempre que os fios estiverem muito danificados.

Leia também: Cardápio nutritivo: aprenda receitas deliciosas e saudáveis para a família toda

2ª semana: NUTRIÇÃO

Cápsulas Fortificantes Natura Plant, Natura, 32 reais / Óleo Reparador Nutrição Intensa, Ox, 30 reais

Cápsulas Fortificantes Natura Plant, Natura, 32 reais / Óleo Reparador Nutrição Intensa, Ox, 30 reais (Reprodução/)

Mantenha os cuidados da primeira semana. “É importante que sejam seguidos até o fim do programa”, diz a cosmetóloga Marcela Buchaim, do Spa do Cabelo – Studio Tez, em São Paulo. Além deles, agora que os fios já recuperaram uma boa dose de proteínas, o passo seguinte será fornecer outros ingredientes essenciais à saúde dos fios.

ESCOLHA PELO INGREDIENTE

Fique atenta ao rótulo. Linhas capilares com função nutritiva contêm formulações à base de manteigas, como murumuru e karité, ou óleos vegetais, como argan, ojon e oliva. O resultado são fios mais macios e resistentes, com menor propensão à quebra.

DE FORA PARA DENTRO
Com os cosméticos, a nutrição acontece de forma mais superficial – na haste do fio. Embora o resultado seja visível (ganha-se maciez e brilho), para melhorar a qualidade da fibra capilar desde a raiz deve-se agir diretamente nos folículos pilosos, no couro cabeludo. Em consultório, um dos procedimentos utilizados é a mesoterapia, prescrita pelo dermatologista de acordo com a necessidade. São aplicadas microinjeções de ativos que imitam a composição natural do fio (como aminoácidos e vitaminas) no bulbo capilar. As sessões devem ser feitas a cada 15 dias, até que o cabelo se mostre mais forte.

Leia também: Os perigos do xampu bomba para os cabelos e a saúde

3ª semana: HIDRATAÇÃO

3-semana Ampola 3 Minutos Milagrosos, Pantene, 7 reais / Máscara Hidratante Authentic Replenishing, Davines, 210 reais

Ampola 3 Minutos Milagrosos, Pantene, 7 reais / Máscara Hidratante Authentic Replenishing, Davines, 210 reais (/)

De nada adianta hidratar o fio se ele ainda não foi reconstruído. Por isso, a hidratação só é indicada na terceira semana, depois que o cabelo recuperou proteínas e aminoácidos. “A principal função de uma hidratação é evitar que a água presente dentro da haste capilar evapore, o que também deixa o fio mais suscetível a danos”, diz Marcondes.

USE MÁSCARAS E AMPOLAS

Há no mercado produtos de efeito hidratante que cabem em qualquer ritual (ou bolso). Se você não tem tempo, pode escolher as ampolas de efeito rápido, para aplicar no banho. Se gosta de fazer um spa em casa, opte por uma máscara com maior período de ação. O importante, a partir de agora, é estabelecer o hábito de usá-las uma ou duas vezes por semana nos próximos meses.

SEGREDOS DE PROFISSIONAL

Mesmo com a rotina de cuidados, vale investir em uma hidratação no salão uma vez ao mês. Os cabeleireiros podem misturar produtos para potencializar o efeito (se for preciso) e seguem técnicas de aplicação que melhoram a penetração dos cremes. “Um bom truque, que você pode adotar, é remover o excesso de água dos fios antes de aplicar a máscara, mecha por mecha. Se eles estiverem encharcados, o produto se dilui e deixa de agir em sua máxima potência”, ensina Buchaim.

Leia também: Cabelos: ampolas de banho que valem por uma hidratação de salão

4ª semana: MANUTENÇÃO

4-semana Spray Multibenefícios com FPS, Aneethun, 50 reais / Reparador de Silicone Finish Gloss Shine, Truss, 160 reais

Spray Multibenefícios com FPS, Aneethun, 50 reais / Reparador de Silicone Finish Gloss Shine, Truss, 160 reais (/)

Com os fios recuperados e hidratados, empenhe-se em permanecer nessa zona de conforto. Para isso, busque produtos e tratamentos preventivos. Daqui para a frente, eles serão seus maiores aliados.

PROTEJA-SE
Finalizadores à base de silicone formam uma película protetora que impede o contato direto da superfície do fio com o ambiente externo (até a próxima lavagem). Use-os também antes daquele mergulho no mar ou na piscina – o produto previne que o cloro ou o sal penetrem no cabelo. Na praia, aplique um leave-in com FPS. A ação dos radicais livres acelera o envelhecimento dos fios, deixando-os frágeis e opacos.

REGRAS BÁSICAS
Cuidados simples e de grande efeito: use um protetor térmico antes da chapinha, do babyliss e do secador; prefira ferramentas com tecnologia capaz de amenizar os danos (como sensor de temperatura); e nunca encoste o secador no fio. “Tenha cuidado extra ao pentear o cabelo molhado, pois ele quebra com mais facilidade. Desembarace sempre de baixo para cima”, diz Mancuso.

FINALIZE COM SELAGEM CAPILAR
Esse procedimento, feito no salão, neutraliza as cargas elétricas do cabelo e, assim, mantém as cutículas fechadas (e os fios saudáveis) por mais tempo. Repita mensalmente.

Leia também: Chapinha, babyliss e modelador: saiba como e quando usar cada um deles