Contouring: a técnica de coloração capaz de iluminar seu rosto
Assim como o truque de contorno de maquiagem, as luzes podem corrigir e valorizar os traços do rosto
Depois do truque de contorno feito com blush ou corretivo terracota para afinar o rosto, a nova mania que vai dar o tom do verão é o contouring (contorno, em inglês) que, assim como a técnica de make, é usada para valorizar os traços. Só que, dessa vez, com luzes. E no cabelo!
Luzes estratégicas são feitas ao redor do rosto para criar ilusão de um tipo diferente de rosto, dependendo do que se quer valorizar. Assim como na maquiagem, a técnica é feita a parir do jogo de luz e sombra. Isto é, clareia-se os pontos que merecem destaque e, aqueles que se quer disfarçar, são escurecidos.
No caso da atriz Sarah Jessica Parker, por exemplo, as mechas mais claras nas laterais dão impressão de um rosto mais largo, enquanto as partes mais escuras (topo da cabeça e fundo) minimizam o formato oval.
O resultado é parecido com a técnica de luzes naturais (como se fossem queimadas pelo sol), que já vinha fazendo a cabeça da mulherada por aqui. A diferença é que os pontos escolhidos para clarear não são aleatórios. Ao contrário, são estrategicamente posicionados de acordo com uma proposta específica.
A boa notícia é que não é preciso modificar totalmente o visual se você já tiver mechas no cabelo. Basta pedir ajuda para um profissional para atualizá-las, de acordo com o seu objetivo.