PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Aprenda a adaptar o corte pixie para diferentes texturas

Versátil e moderno, ele funciona bem em diversos tipos de cabelo - o importante é querer um estilo mais ousado e entender a melhor forma de explorá-lo

Por Da Redação
Atualizado em 25 abr 2024, 12h17 - Publicado em 22 abr 2024, 15h00
corte pixie cabelo ondulado
Como tem um pouco mais de corpo, cabelo ondulado fica muito bem com pontas assimétricas e que ajudem a mostrar mais a textura (Edward Berthelot/Getty Images)
Continua após publicidade

Talvez você não conheça pelo nome, mas com certeza você já viu o corte que é sucesso agora em cabeças por aí. O estilo consiste em um penteado curto que surgiu nos anos 1950 e 1960 e que ganha popularidade de tempos em tempos. A pergunta que fica, no entanto, é: como adaptar o corte pixie para diferentes texturas de fio? Aqui, descobrimos juntas!

“A principal característica é ter a lateral bem curtinha e a parte de cima mais longa. São diversas variações, que dependem das texturas dos fios de cada pessoa: pode ser com franja ou sem, com a franja mais curtinha ou mais longa e, muitas vezes, assimétrica”, explica Ricardo Rodrigues, embaixador da Wella Professionals.

Algumas celebridades que já exploraram o corte são Audrey Hepburn, Halle Berry, Emma Watson, Zoe Kravitz, Anne Hathaway e Miley Cyrus.

É um estilo prático, que exige pouca manutenção, e que realça os traços da face. O pixie também é versátil e pode ser adaptado para diferentes tipos de cabelo e formatos de rosto, dando um ar de elegância e muita personalidade.

Quer saber qual é o melhor corte de acordo com a textura do seu cabelo? Confira as dicas abaixo: 

Corte pixie para cabelos lisos

corte pixie para cabelo liso
Franja deixa o corte pixie no cabelo liso mais moderno (Omid Armin/Unsplash)
Continua após a publicidade

Para dar mais volume e movimento, nos cabelos lisos, o pixie pode ser cortado com camadas finas. Franjas laterais ou assimétricas também funcionam bem nessa textura para criar um visual mais dinâmico.

Corte pixie para cabelos ondulados

corte pixie cabelo ondulado
Como tem um pouco mais de corpo, cabelo ondulado fica muito bem com pontas assimétricas e que ajudem a mostrar mais a textura (Edward Berthelot/Getty Images)

O ideal é usar as ondas a seu favor, explorando o fato do cabelo ser mais volumoso. Camadas desfiadas, por exemplo, ajudam a manter a forma do corte sem precisar de muita manutenção.

Corte pixie para cabelos cacheados e crespos

corte pixie para cabelo cacheado
Corte pixie fica ótimo em cabelos cacheados. (Instagram @theartsalon_/Reprodução)
Continua após a publicidade

Nesse caso, na hora do corte, é importante considerar a tendência do cabelo a encolher. Construir camadas pode ajudar a definir os cachos e controlar o volume. 

Também é fundamental que o profissional ajuste o corte ao padrão de cachos da pessoa. Cortar demais pode desfavorecer o formato natural dos cachos. Novamente: use seu cabelo a seu favor!

E para cabelos finos ou grossos?

Aqui, para controlá-lo melhor, uma possibilidade é manter camadas mais longas. Reduzir o volume também ajuda para que o cabelo não fique tão armado. 

Os cabelos mais fininhos costumam ter menos volume, o que pode dificultar a construção de penteados ou cortes mais elaborados. Uma dica é cortar camadas mais texturizadas e pontas assimétricas, criando a ilusão de mais densidade e movimento. 

Continua após a publicidade

Um pixie mais curto nas laterais e mais longo no topo também pode dar a impressão de um cabelo mais volumoso.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.