Conheça a tradição indiana de se tatuar com henna
O costume está presente em "Caminho das Índias", novela do horário nobre da Globo

Há carimbos com imagens prontas. Basta aplicar a pasta de henna e encostar na pele!
Foto: Cida Souza
Tatuar-se com henna é uma das muitas tradições que marcam os costumes religiosos na Índia. Na novela de Glória Perez, a tatuagem marca o ritual das noivas, como Rani (Brenda Haddad). Confira as peculiaridades desta prática e as dicas de Vilma Navega, astróloga do Instituto Yaat, em São Paulo, especializado em técnicas indianas.
Veja como é feito passo-a-passo!
Curiosidades
– Também chamada de mehendi, a henna é um arbusto que só nasce em regiões quentes e suas folhas, depois de secas e trituradas, servem como base da pasta que se usa para as tatuagens temporárias.
– Por ser refrescante, a henna também é usada na Índia para aliviar o calor intenso. Basta mergulhar os pés e as maõs numa emulsão feita da planta.
– Na Índia, a henna também é usada por homens e mulheres para tingir os cabelos. Já no Egito, a planta era usada no processo de mumificação.
– Considerada auspiciosa, a tatuagem mais apreciada é formada por desenhos que fecham as mãos como luvas e os pés como meias rendadas.
A henna e o casamento
– Quando uma moça vai se casar na Índia, a família chama um astrólogo para detectar suas dificuldades no futuro casamento. E é a partir destas necessidades que ele escolhe o melhor desenho para tatuá-la.
– Até que a tatuagem desapareça da pele é costume que a noiva não se preocupe com trabalhos domésticos. A explicação é simples: quanto mais se molha o desenho, mais rápido ele some.
– A noiva também costuma tatuar seu nome com henna em alguma parte bem escondida do corpo para que o noivo busque na noite de núpcias.
Atenção!
– Faça a tattoo somente com um especialista que conheça a cultura indiana, pois alguns símbolos não são indicados para serem usados da cintura para baixo.
– Cuidado com as tatuagens de coloração totalmente negra, pois utilizam produto químico para escurecer a tinta e podem provocar alergias e queimaduras.