Confiança é tudo. Descubra como aumentar a sua

A maioria das mulheres acredita que é possível marcar presença no ambiente profissional. Você também?

As mulheres vêm ganhando cada vez mais espaço no mercado de trabalho, ufa! Mas nós, diariamente, nos deparamos com situações que mostram que o caminho ainda é longo, não é mesmo? Conquistar a equidade de gêneros, por exemplo, principalmente no âmbito profissional, é uma das batalhas que ainda temos que lutar bravamente. Tanto é verdade que, segundo estudo realizado pela consultoria Deloitte, em 2016, apenas 7,7% dos cargos de alta liderança no Brasil eram ocupados por mulheres. Mas, afinal, quais as causas desse desequilíbrio?

TRESemmé encomendou uma pesquisa global para o International Centre for Research on Women (ICRW) para entender, entre outros fatores, quais são as barreiras que impedem as mulheres de conquistarem seu espaço e quais as ferramentas que podem ajudá-las a chegar lá e marcar presença!

Mas, afinal, o que é PRESENÇA? Presença é a energia que transmitimos pela maneira como nos mostramos para o mundo, na forma de agir, falar e até por meio da aparência. A pesquisa apontou que há quatro fatores que podem alavancar ou limitar essa busca pela conquista do nosso espaço: autoconfiança, autoconsciência, senso de objetivos e ambições. Apesar de apenas 30% das entrevistadas acreditarem ter grande presença, 77% delas afirmaram que marcar presença é um objetivo possível de ser atingido. Então, por que ainda deixamos de marcar presença no ambiente profissional? Entre as principais barreiras reveladas pelas brasileiras nesse estudo, duas merecem destaque: saber que falhou ao tentar fazer algo novo ou não sentir autoconfiança sobre a própria aparência. A boa notícia? Setenta e quatro por cento das brasileiras já entendem que o primeiro passo para superar tais barreiras é buscar mais informações e ter acesso a conteúdo voltado para o autoconhecimento e o desenvolvimento de habilidades importantes para que se sintam mais fortes e preparadas.

Um programa focado no desenvolvimento das mulheres

TRESemmé assumiu a missão de ajudar as mulheres a se sentirem mais confiantes para marcar presença no ambiente de trabalho. Por isso lançou, em parceria com a plataforma digital Bettha, o programa Toque de Expert, um ambiente no qual as mulheres podem ter acesso a conteúdos gratuitos para sua capacitação profissional e pessoal. “A plataforma é um convite para uma jornada de preparação. Ela vai ajudá-la a encontrar a melhor versão de você mesma”, explica Juliana Carvalho, diretora de marketing da Unilever.

Para Nicole Balestro, expert em música e empreendedorismo e uma das especialistas do programa, é comum que as mulheres foquem sua atenção nos cuidados com a família e a comunidade e deixem de olhar para elas próprias. “É importante pensar em si mesma, conhecer suas forças e fraquezas e refletir sobre seus valores. E isso lhe dará confiança em tudo que fizer”, explica.

Além de Nicole, experts de diferentes áreas guiam as jornadas: Eron Araujo, expert em cabelo; Vânia Goy, expert em beleza; Camila Coutinho, expert em moda; Camila Achutti, expert em tecnologia; e Maira Habimorad, expert em carreira.

Para participar, é necessário apenas se cadastrar na plataforma – que é gamificada. À medida que as jornadas são completadas, as usuárias são recompensadas com uma espécie de moeda on-line, que mede o nível de engajamento com os conteúdos. O programa oferece como recompensa experiências exclusivas, que vão desde cortes de cabelo com o hair stylist e embaixador da marca, Eron Araujo, até mentorias com experts em carreira.

TRESemmé lança programa Toque de Expert em evento no Parque Villa-Lobos, em São Paulo 

 

Um pouco do que você encontra no Programa Toque de Expert!

“Precisamos nos conhecer e o primeiro passo é entender quem somos e onde estamos em nossa própria vida”, Camila Coutinho “Precisamos nos conhecer e o primeiro passo é entender quem somos e onde estamos em nossa própria vida”, Camila Coutinho

“Precisamos nos conhecer e o primeiro passo é entender quem somos e onde estamos em nossa própria vida”, Camila Coutinho (TRESemmé/Divulgação)

“Você já parou para pensar sobre sua história, suas experiências de vida, onde você está agora e quais são seus sonhos?” É com essa questão que a expert em moda Camila Coutinho começa a jornada Potencialize Seus Pontos Fortes. E, guiando as mulheres nessa aventura de olhar para dentro de si mesmas, ela explica: “Precisamos nos conhecer e o primeiro passo é entender quem somos e onde estamos em nossa própria vida. Quando nos entendemos melhor, conseguimos identificar nossos pontos fortes, aquilo em que temos que investir e onde podemos melhorar. Só assim conseguimos avançar em nossos desafios. O autoconhecimento é importantíssimo para você traçar suas metas e conseguir se realizar em todos os âmbitos da sua vida. Quer descobrir como usar as suas habilidades para ter mais segurança em si? Então, assista à nossa próxima missão”, convida Camila.

“Se focamos apenas os problemas, podemos nos sentir mal, tristes ou deprimidos e acabamos desanimando”, Maira Habimorad “Se focamos apenas os problemas, podemos nos sentir deprimidos e acabamos desanimando”, Maira Habimorad

“Se focamos apenas os problemas, podemos nos sentir deprimidos e acabamos desanimando”, Maira Habimorad (Mariana Pekin/Abril Branded Content)

É por meio do processo de autoconhecimento, também, que conseguimos desenvolver hábitos positivos, tema da jornada Desenvolva Hábitos Positivos, guiada pela expert em carreira Maira Habimorad e pela expert em tecnologia Camila Achutti. Nessa etapa, a missão é promover a reestruturação cognitiva e a transformação dos pensamentos negativos em positivos, além de ajudar a mudar comportamentos que nos sabotam. “Fazer uma mudança mental do que está errado em nossa vida para o que realmente queremos não é fácil, mas é muito importante. Se a focamos apenas os problemas, podemos nos sentir mal, tristes ou deprimidos e acabamos desanimando. Quando a gente entra nessa ‘vibe’ e foca o quão complicado é aquele problema, aí é que a solução se torna mais difícil ainda de ser encontrada”, explica Maira, que ainda ensina diversas técnicas e apresenta ferramentas – sim, elas existem e funcionam – para auxiliar a mudança desse padrão de pensamento. E os temas das outras jornadas são igualmente inspiradores: mostram a importância de ter referências inspiradoras, como explorar o seu eu autêntico, o caminho para conquistar a autoconfiança, dicas para traçar objetivos tangíveis e muito mais.

Então, você já sabe: quer se sentir mais confiante e segura para dar aquele up na carreira?

Faça o seu cadastro, comece a pensar em você e conquiste as suas ambições. As sete primeiras jornadas já estão disponíveis.

Saiba mais na Plataforma Bettha