Como reverter o efeito da escova progressiva
Cansou do aspecto liso e quer seus cachos de volta? Veja o que fazer para remover a progressiva e retomar as características naturais do seu cabelo
A escova progressiva altera a estrutura do fio, alisando-o e, ao mesmo tempo, formando uma capa em volta dele. “Com essa blindagem, a fibra capilar se mantém alinhada, mas também impossibilitada de receber qualquer nutriente ou produto capaz de modificá-la”, explica o cabeleireiro Robson Trindade, do salão Red Team, em São Paulo. Para reverter o efeito do alisamento e recuperar os fios naturais, aposte em uma técnica que tem o sugestivo nome de “desprogressiva”.
Como é feita
Aplica-se nos fios úmidos um produto à base de tioglicolato de amônia, que rompe a barreira criada pela progressiva (através de microfissuras) e remove os agentes alisantes. Essa substância é também “remodeladora” da fibra capilar. Em seguida, são feitas sessões (de uma a cinco, dependendo da saúde do cabelo) de tratamento de reconstrução, com intervalos semanais. “Usamos produtos orgânicos nutritivos e hidratantes para devolver a maleabilidade da mecha”, explica Trindade. Cada uma dessas etapas é finalizada com uma espécie de difusor, para retirar a umidade. “O aparelho é importante para recuperar a memória da estrutura do fio, devolvendo, aos poucos, a aparência de antes”, explica o cabeleireiro.
Em tempo: o processo resgata o aspecto original do cabelo, mas não é capaz de criar cachos extras.