Quer que o perfume dure o dia todo? Veja 4 lugares certos para aplicar
Especialistas explicam os pontos estratégicos para potencializar a fragrância e prolongar sua duração ao longo do dia
Algumas pessoas parecem nascer com um aroma que dura o dia todo. Não importa se saíram da balada ou terminaram um treino intenso, elas estão cheirosas. E essa característica nem sempre depende de perfumes caros, excesso de aplicação ou apenas de algo natural. Muitas vezes, está relacionada às áreas onde o perfume é aplicado.
Zonas de pulsação
Diversos especialistas recomendam aplicar perfume nas zonas de pulsação. “São regiões mais quentes do corpo, onde os vasos sanguíneos ficam mais próximos da superfície da pele e ajudam a intensificar e prolongar a fragrância”, segundo Julia Biase, especialista em perfumaria árabe da Rebaj.
Entre essas áreas estão os pulsos, a nuca, a dobra dos braços, a parte interna das pernas e o espaço entre os seios. “O calor natural do corpo nessas regiões promove melhor difusão da fragrância, tornando-a mais perceptível e duradoura ao longo do dia”, complementa Cesar Veiga, perfumista do Grupo Boticário.
Na roupa
Embora muitas pessoas apliquem perfume apenas na pele, usar a fragrância nas roupas também é uma forma eficaz de se manter cheiroso — e mais segura para a saúde da pele.
“Aplicar perfume direto na pele pode ser arriscado, especialmente antes de se expor ao sol, pois as essências podem manchar a região”, alerta Fábio Rebucci, dermatologista e professor de Cirurgia Dermatológica da Faculdade de Medicina do ABC (FMABC). Borrife a fragrância a uma certa distância das peças para não causar manchas.
Em regiões onde passou hidratante
Aplicar hidratante antes do perfume é um dos truques mais eficientes para prolongar a duração da fragrância. “O uso prévio de hidratante corporal sem cheiro, ou na mesma linha da fragrância escolhida, contribuirá para a aderência dessas moléculas à pele”, afirma Cesar.
Não espalhe o perfume aplicado. “A fricção gera calor, acelera a evaporação das notas de saída e pode desequilibrar a evolução natural da fragrância”, acrescenta Cesar. Ele reforça que quanto maior a harmonia entre as notas, mais tempo a fragrância permanece. “Uma construção olfativa bem planejada garante perfumação prolongada enquanto a fragrância se desenvolve na pele.”
No cabelo
Passar o perfume no cabelo é outra dica do dermatologista Fábio. Existem produtos específicos para os fios, mas há quem prefira usar o perfume de corpo das madeixas. Para essas pessoas, é preciso ter cuidado com a frequência excessiva, que pode ressecar os fios devido ao álcool presente nas fragrâncias.
Assine a newsletter de CLAUDIA
Receba seleções especiais de receitas, além das melhores dicas de amor & sexo. E o melhor: sem pagar nada. Inscreva-se abaixo para receber as nossas newsletters:
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas notícias, receitas e matérias incríveis de CLAUDIA direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.
Acesse as notícias através de nosso app
Com o aplicativo de CLAUDIA, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ilimitado ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja e Superinteressante.
6 cremes poderosos que rejuvenescem as mãos e reduzem manchas
10 ideias de unhas com efeito espelhado para apostar já
Essas são as cores do Natal 2025 que prometem bombar na decoração
Papete feminina: 5 modelos estilosos que prometem bombar no verão 2026
3 estilos de sobrancelha que rejuvenescem o rosto e abrem o olhar instantaneamente







