Cílios postiços: como escolher e o jeito certo de aplicar
Eles são aliados para conseguir um olhar marcante, seja em um look de festa, seja na maquiagem do dia a dia. Saiba como escolher o seu
Cílios postiços ajudam a deixar o olhar mais destacado, e são quase que indispensáveis na hora de compor uma maquiagem especial. Mas, afinal, como escolher o melhor tipo para a sua necessidade, e como tornar a aplicação mais prática? Aqui você descobre.
Escolha seus cílios postiços
Existem cílios postiços de vários tamanhos e formatos, que proporcionam diferentes níveis de volume e alongamento. De modo geral, os mais cheios criam um visual glamouroso e marcante e os mais espaçados, com fios longos e finos, dão efeito mais natural. Há, ainda, as versões em tufos, que, colados um a um, permitem que você crie o efeito que quiser – destacando, por exemplo, somente o canto externo dos olhos. A sugestão, em todos os casos, é investir nos modelos que respeitem o formato natural das pestanas – com pelos mais curtos no canto interno e mais longos no externo.
Par perfeito
Outro ponto importante é que os cílios falsos precisam ser da largura exata dos olhos. Se ficarem menores ou maiores, parecerão artificiais demais. O maquiador Kaká Moraes, de São Paulo, dá uma dica às menos treinadas: “Se não se sentir segura para aplicar os cílios inteiros, corte-os ao meio e fixe apenas a metade mais longa no canto externo”. Para Fernando Torquatto, maquiador de O Boticário para a linha Make B., o sucesso depende, principalmente, da forma como são fixados. “Devem ficar bem rentes à raiz dos pelos naturais e a cola utilizada tem que ser de ótima qualidade para secar rapidamente, não escorrer e segurar bem”, diz.
Aplicar cílios postiço passo a passo:
1. Coloque os cílios antes de passar a sombra. Assim, caso a cola escorra, você não precisa retirar todo o make para corrigir o erro. Meça o tamanho deles nos seus olhos e corte o excedente.
2. Pingue duas gotas de cola no dorso da mão e passe a base dos cíliosfalsos sobre ela – é melhor segurá-los com uma pinça.
3. Comece colando pelo centro. Em seguida, ajuste o canto interno e, na sequência, o externo. Use a outra extremidade da pinça ou o cabo de um pincel fino para fixar bem os fios artificiais nos naturais. Fique de olho nas pontas, que precisam de mais cola, pois são mais resistentes à fixação.
4. Faça um traço com delineador ou lápis preto próximo à raiz dos cíliospara disfarçar os resíduos da cola. Finalize com duas camadas de rímel – ele torna o look mais dramático e ajuda na camuflagem.
Use mais de uma vez
Cílios postiços de boa qualidade podem ser reutilizados várias vezes se forem bem limpos e conservados. Primeiro, retire-os dos olhos, puxando-os delicadamente a partir do canto externo. Mergulhe-os, então, em um recipiente raso com demaquilante, de preferência bifásico, até que saia toda a cola. O passo final é retirar totalmente a máscara dos fios artificiais. “Use algodão ou haste flexível com demaquilante esfregando com cuidado”, ensina Torquatto. Depois de secos, guarde-os na caixa original, na mesma posição em que vieram.