As mulheres da Geração X estão poderosas e sem medo de envelhecer
Nascidas entre 1965 e 1978, estas mulheres procuram por mensagens autênticas e produtos que entreguem o que prometem
A Geração X, nascida entre 1965 e 1978, é frequentemente ofuscada pelas gerações Boomer e Millenial, que possuem uma representatividade demográfica maior, e portanto, são marketeados pelas empresas e pela mídia. Porém, com uma grande influência sobre a decisão de compra de diferentes gerações (afinal, grande parte da geração X está, ao mesmo tempo, cuidando de seus pais e educando gerações mais novas), eles não podem ser esquecidos – afinal, de acordo com uma pesquisa feita pelo American Express, eles são donos de 31% de toda a renda nos Estados Unidos.
Assim, surge no mercado de beleza um novo interesse nas necessidades dessa pequena, mas importante demografia. As mulheres da geração X não têm medo de assumir sua idade, e procuram marcas de beleza que compartilham dessa filosofia – de que envelhecer não significa deixar de ser relevante, ou bonita. Elas, que usam cerca de 5 produtos de beleza diariamente, procuram produtos que as deixem bonitas e confiantes, mas não necessariamente são “anti-ageing”. São fiéis a marcas, procuram por mensagens autênticas e produtos que entreguem o que prometem, e acima de tudo, precisam de produtos e serviços práticos, que poupem tempo. O serviço The Red Door at Work atende perfeitamente a necessidade de poupar tempo dessa geração. Eles oferecem serviços de beleza (como manicure) em 15 minutos, e vão até o escritório ou na casa de quem o requisitou.
Além de serviços, começam a surgir também sites e blogues voltados para essa faixa etária. Elas procuram por blogueiras e vlogueiras que dão conselhos honestos e realistas. O site britânico The Pool, por exemplo, cria conteúdo dedicado a mulheres ocupadas, como tutoriais rápidos, com menos de dois minutos. Outras vloggers como Glamlifeguru, Pixiwoo, Sugarpuffandfluff e MsGoldGirl também oferecem tutoriais para mulheres maduras e conselhos em como se sentir bem depois dos 40.
Por isso, nasce o movimento pró-age, o novo anti-age, que abraça a ideia de envelhecer naturalmente e aproveitar todas as idades da melhor forma possível. Mulheres da geração X estão se tornando mais poderosas, mais vistas e com uma voz mais ativa. Com celebridades como Victoria Beckham, Kate Moss e Jennifer Aniston sendo parte dessa geração, a indústria de cosméticos está acordando para o poder da mulher da meia-idade, e olhando cada vez mais para esse grupo de consumidores esquecidos.